06 setembro 2011

Marcha contra a corrupção

A comemoração do 7 de setembro, em várias cidades brasileiras, ao contrário do que sempre acontece, não terá apenas o desfile de corporações civis e militares, como ocorre tradicionalmente na celebração do dia da independência do Brasil.

Cidadãos brasileiros, há alguns dias, vêm se mobilizando para o que batizaram de Marcha Contra a Corrupção, que pretende chamar a atenção da sociedade para a gravidade da corrupção generalizada no setor público e privado.

O protesto é motivado pela revolta criada em torno dos recentes escândalos de corrupção nos ministérios dos Transportes, Turismo e Agricultura, que foi agravada depois que a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF) se livrou do processo de cassação do mandato. Na ocasião, a Câmara dos Deputados, em vergonhosa votação secreta, absolveu a parlamentar da acusação de participar do esquema de propina no governo do Distrito Federal, apesar de todas as provas que a inculpavam.

- A manutenção do mandato da deputada fez o nosso movimento explodir. Sabemos que nem todos que confirmaram presença vão poder ir, mas esperamos reunir pelo menos dez mil pessoas no protesto - disse o empresário Walter Magalhães, de 28 anos, que com mais duas amigas organiza a marcha em Brasília.

O desfile que acontece em Brasília, o principal do país, deve reunir cerca de 50 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, e será um ato pacífico e apartidário, que não vai atrapalhar o desfile. A ideia é seguir em passeata até o mais próximo possível do palanque onde ficarão os políticos que vão assistir à solenidade.

- Só queremos mostrar a nossa indignação. E conscientizar que também somos responsáveis pelo alto índice de corrupção no país - explica Walter, que pede para que os manifestantes vistam roupas pretas ou nariz de palhaço, e o mais importante, não carreguem bandeira de nenhum partido.

O movimento na capital federal já tem mais de 20 mil adesões nas redes sociais. O encontro está marcado para às 10h, no Museu Nacional. Segundo a organização, o evento será um marco e reunirá mais de 100 mil participantes em cidades de todo o Brasil.







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin