10 outubro 2011

A imagem de Steve Jobs na maçã da Apple foi plágio

Jonathan Mak e seu desenho
(foto: BoYip/Reuters)
Depois da morte de Steve Jobs, ocorrida na última quinta-feira (05/10), uma imagem chamou a atenção do mundo pelo significado sutil e criatividade. A ilustração mostra a silhueta de Jobs dentro da mordida da logo da Apple, homenagem feita por um jovem estudante de design de Hong Kong, que nesta segunda-feira (10/10) admitiu que ela não é original.

Após publicado na internet, o desenho correu o mundo no dia seguinte à morte de Jobs, sendo postado por milhares de internautas em suas redes sociais. Até bonés e camisetas foram vendidas no eBay com a marca, que chegou a ser usada no perfil do ator Ashton Kutcher no Twitter.

E foi justamente no Twitter que surgiram os primeiros comentários dando conta de que um designer do Reino Unido, conhecido como Raid71 criara o original, isso em maio deste ano.



Só aí Jonathan Mak, de 19 anos, aluno da Escola de Design da Universidade Politécnica de Hong Kong, veio a público e reconheceu que não era o criador original da imagem, mas disse que não a roubou do designer britânico.

Na verdade, da mesma forma que no desenho de Mak, o designer britânico coloca a silhueta de Jobs na mordida do logo da Apple, mas as dimensões e as proporções da ilustração são diferentes do logo do jovem Mak.

- Eu ainda cheguei à solução por conta própria, e minha consciência ainda está limpa, mas eu estarei mais do que contente em reconhecer que de fato alguém fez (a imagem) antes de mim - disse Mak à Agência Reuters.


Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin