Jonathan Mak e seu desenho (foto: BoYip/Reuters) |
Depois da morte de Steve Jobs, ocorrida na última quinta-feira (05/10), uma imagem chamou a atenção do mundo pelo significado sutil e criatividade. A ilustração mostra a silhueta de Jobs dentro da mordida da logo da Apple, homenagem feita por um jovem estudante de design de Hong Kong, que nesta segunda-feira (10/10) admitiu que ela não é original.
Após publicado na internet, o desenho correu o mundo no dia seguinte à morte de Jobs, sendo postado por milhares de internautas em suas redes sociais. Até bonés e camisetas foram vendidas no eBay com a marca, que chegou a ser usada no perfil do ator Ashton Kutcher no Twitter.
E foi justamente no Twitter que surgiram os primeiros comentários dando conta de que um designer do Reino Unido, conhecido como Raid71 criara o original, isso em maio deste ano.
Só aí Jonathan Mak, de 19 anos, aluno da Escola de Design da Universidade Politécnica de Hong Kong, veio a público e reconheceu que não era o criador original da imagem, mas disse que não a roubou do designer britânico.
Na verdade, da mesma forma que no desenho de Mak, o designer britânico coloca a silhueta de Jobs na mordida do logo da Apple, mas as dimensões e as proporções da ilustração são diferentes do logo do jovem Mak.
- Eu ainda cheguei à solução por conta própria, e minha consciência ainda está limpa, mas eu estarei mais do que contente em reconhecer que de fato alguém fez (a imagem) antes de mim - disse Mak à Agência Reuters.
Fonte: G1
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |