29 outubro 2011

A lenda das orquídeas

A orquídea é uma das flores mais lindas e espetaculares do planeta. Elas pertencem ao grupo Orchidaceae, pertencentes à ordem Asparagales, uma das maiores famílias existentes no mundo. Apresentam várias e variadas formas, cores e tamanhos e estão presentes nas áreas tropicais de todos os continentes, à exceção da Antártida.

As orquídeas crescem sobre árvores, que usam como apoio na busca da luz, mas não são parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai e se acumula em suas raízes. Elas se reproduzem de várias formas: na natureza pela dispersão das sementes, e em cultivo, pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.

Segundo uma lenda, as bruxas usavam as raízes tuberosas das orquídeas (muito parecidas com os testículos humanos) no preparo de poções mágicas que elas garantiam ser mágicas: as mais frescas serviriam para promover o amor e as mais secas para provocar paixões.

Os herbalistas do século XVII chamavam-nas de satírias, numa referência a Sátyros, deus grego habitante das florestas, que segundo os pagãos, tinha chifres curtos e pés e pernas de bode. Na língua portuguesa, aliás, a palavra sátiro é sinônimo de devasso, depravado, libertino.

Conta a lenda que Orchis, filho de um sátiro com uma ninfa, foi assassinado pelas bacantes, sacerdotisas de Baco, deus do vinho, mas graças às preces do pai, transformou-se em uma flor, a orquídea.

Talvez por isso, desde a Idade Média, as orquídeas são populares por supostas propriedades afrodisíacas, e tornaram-se sinônimo de fertilidade e virilidade, tanto que poções especiais preparadas com as raízes tuberosas e as folhas carnosas de algumas espécies foram tidas como estimulantes sexuais capazes de auxiliar na concepção de bebês do sexo masculino. Se as poções fazem realmente efeito, eu não sei. O que posso dizer é que elas, as orquídeas, são lindas. Aliás, todas as imagens que você vai ver a seguir estão no FotoBob, um blog criado para guardar as imagens que vou clicando por aí com a minha Nikon. Confira todas elas e deixe o seu comentário.








































Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin