07 outubro 2011

Pássaros constroem ninho em lustre de casa em Cuiabá

Você já viu um caga-sebo, sebinho ou papa-banana? E uma cambacica? Não? Duvido muito! Eles são pássaros de espécie nectiva, que se alimentam do néctar das flores, de pequenos insetos e restos de frutas, muito comuns em qualquer quintal, razão pela qual acabam se aproximando dos humanos.

Quer um exemplo desse estreito "convívio"? Um casal de cambacicas, cujo nome científico é Coereba flaveola, invadiu o sobrado de uma família de comerciantes em Cuiabá - MT e alugou o lustre da sala, onde construiu um ninho repleto de gravetos, restos de folhas, gramas e até plásticos.

O formato do ninho deveria ficar perecido com uma taça, o que acabou não acontecendo em razão do local inusitado escolhido pelo casal. E tem mais: na última semana a família aumentou e o ninho ganhou um filhote que já pia sem parar pedindo comida.

Para flagrar mãe e filhote no ninho foram necessárias três horas de muita observação e paciência, já que o lustre fica a dois metros de altura. Durante o dia, mamãe cambacica sobrevoa as áreas vizinhas do bairro da Lixeira, em busca de pequenos insetos e restos de fruta para alimentar o filho, o que ela faz duas ou três vezes ao dia.






Falando sobre o casal de intrusos, o ornitólogo João Batista de Pinho, da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, achou estranho que as aves tenham escolhido o lustre para fazer seu ninho, já que a região concentra uma infinidade de árvores.



- É de se estranhar muito. Pelo que eu vi, próximo da casa tem mangueiras que poderiam ser usadas como território para o ninho - disse ele.

O problema é que a varanda de Maria de Fátima, a dona do sobrado, é muito convidativa, principalmente para os pássaros. O local é repleto de plantas e tem um reservatório de água açucarada, o que serve de chamariz e atrai visitantes como bem-te-vis e pardais.

João Batista esclareceu que a cambacica é uma ave minúscula, não passa de 10 centímetros e pode viver entre quatro a cinco anos. Tem papo amarelo e cabeça preta, com duas listras brancas paralelas. Ela não representa nenhum risco à saúde humana, por não ser migratória, e na opinião do ornitólogo, pode auxiliar no combate à dengue, já que se alimenta de pequenos insetos. Pinho afirma ainda que caso não se degrade com o tempo, a nova "moradia" pode ser reutilizada pelo ilustre casal de "sem ninho". Tudo vai depender, é claro, da paciência de Maria de Fátima, a dona da casa. Pode isso?


Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin