17 outubro 2011

Pinguim "ladrão" rouba pedras para construir ninho

Os machos da espécie pinguins-de-adélia usam pedras para construir os ninhos que vão proteger os ovos na hora do acasalamento, e são exatamente os melhores ninhos que atraem as fêmeas. Por isso, as pedras são muito disputadas pela galera que está à cata de sua cara-metade, principalmente se considerarmos que a colônia tem cerca de 500 mil pinguins. O trabalho é grande e requer paciência. Mas como em todas as espécies sobre a face da Terra, tem sempre um espertinho querendo lucrar com o esforço alheio.

Uma equipe de cinegrafistas da BBC conviveu cerca de 4 meses com uma colônia de pinguins-de-adélia, e conseguiu capturar imagens de um deles roubando as pedras do ninho do vizinho.

As imagens foram obtidas pelo cinegrafista Mark Smith, que teve que se abaixar e ficar com a câmera na altura dos pinguins (que medem cerca de 50 centímetros de altura) para conseguir as imagens.

Enquanto um dos pinguins vai e volta, trazendo no bico as pedras necessárias à construção do seu ninho, o dissimulado ladrão do grupo (observe que ele chega a olhar de banda) espera que o construtor se afaste para roubar as melhores pedras. O pinguim pilantra age como quem não quer nada: observa o trabalho do vizinho e quando ele se afasta corre para roubar suas pedras. Pode isso?


I



Fonte: BBC









Fonte: BBC





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin