16 dezembro 2011

10 anos sem Cássia Eller

A carioca Cássia Eller começou a mostrar interesse pela música aos 14 anos, quando ganhou um violão de presente. Ela adorava tocar músicas dos Beatles. Aos 18 anos foi para Brasília, onde cantou em coral, fez testes para musicais, trabalhou como corista em duas óperas e se apresentou como cantora de um grupo de forró. Além disso, ela fez parte do primeiro trio elétrico de Brasília, que era chamado Massa Real, e tocou surdo em um grupo de samba. Chegou a cantar e tocar em diversos bares da capital federal, mas começou a aparecer efetivamente no mundo artístico em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro.

Inexplicavelmente, um ano depois ela foi para Minas Gerais, onde trabalhou como servente de pedreiro.

- Fiz massa e assentei tijolos - contava Cássia, que não chegou a terminar o ensino médio por causa da correria pelos shows que fazia.

Dotada de uma voz grave e gosto musical eclético, ela interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Jimi Hendrix, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana.

Cássia Eller teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, chegando a gravar cerca de dez álbuns em doze anos de carreira, que só decolou a partir de 1989, quando um tio gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto", de Renato Russo, e levou a fita à PolyGram, que contratou a cantora. Sua primeira participação aconteceu no LP "Baobab", gravado em 1990 por Wagner Tiso.

Por sua intensa presença nos palcos, Cássia Eller tinha preferência por álbuns gravados ao vivo, o que sempre lhe rendeu convites para participações especiais e interpretações sob encomenda, singulares, personalizadas.

Homossexual assumida, Cássia morava com a parceira Maria Eugênia Vieira Martins, com a qual criava o filho Francisco (chamado carinhosamente de Chicão), que ela teve com o baixista Tavinho Fialho, falecido em um acidente automobilístico meses antes do nascimento do menino.

Cássia Eller faleceu no dia 29 de dezembro de 2001, aos 39 anos de idade e no auge da carreira, em razão de um infarto do miocárdio só atestado tempos depois por laudos periciais do Instituto Médico Legal, afastando a hipótese inicialmente levantada de overdose de cocaína. Com a morte da cantora, Maria ficou responsável pela criação de Chicão.

O vídeo abaixo, cuja edição não tem muita qualidade, reconheço, foi postado por mim no You Tube em homenagem aos dez anos da morte de Cássia. Não deixe de assistir!




Fonte: Wikipédia





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin