03 dezembro 2011

Foto inédita mostra Dilma em interrogatório na Justiça Militar

O livro "A vida quer é coragem", escrito pelo jornalista Ricardo Amaral, revela episódios da trajetória da presidente Dilma Rousseff, desde a juventude, em Belo Horizonte, quando ela participou de organizações da luta armada contra o regime militar, até sua eleição para o Palácio do Planalto, no ano passado. Um desses momentos, certamente um dos mais tensos de sua vida, está retratado na inédita fotografia que você vê logo abaixo, tirada em novembro de 1970. Na ocasião, ela tinha apenas 22 anos de idade e acabara de enfrentar exatos 22 dias de tortura. Na imagem, que Ricardo Amaral conseguiu no processo que Dilma respondia perante a Auditoria Militar do Rio de Janeiro, ela estava sendo submetida a um interrogatório.

A "Vida quer é coragem", da Editora Primeiro Plano, cujo título foi tirado de uma citação de Guimarães Rosa escolhida pela própria Dilma Rousseff para seu discurso de posse, chega às livrarias na primeira quinzena de dezembro.

A confecção da obra foi facilitada pela posição privilegiada que Ricardo Amaral teve durante a disputa presidencial de 2010. Como assessor da Casa Civil e da campanha de Dilma, ele foi testemunha de bastidores só agora relatados, tudo com a experiência de quem foi repórter político por 25 anos em Brasília, parte dos quais a serviço, como colunista, da revista Época.

- Procurei fazer um relato objetivo dos fatos, como se espera de uma reportagem, sem abrir mão de explicitar meu ponto de vista - disse Amaral.


Dilma Rousseff em interrogatório perante a Auditoria Militar do Rio de Janeiro
(Foto: reprodução de imagem que consta do processo)



Fonte: Época



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin