No finalzinho do ano passado, mais precisamente no dia 01 de novembro, o Dando Pitacos falou sobre "As 10 motos mais potentes à venda no Brasil". O texto destacou que "apesar de consideradas perigosas, principalmente quando pilotadas por gente despreparada, as motos continuam a ser o objeto de desejo de muita gente", e que por isso mesmo, a venda dessas máquinas, com destaque para as de alta potência, continuava crescendo muito no Brasil, apesar dos preços um tanto "salgados". De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - Abraciclo, foram comercializadas 177.815 motocicletas em novembro de 2011, o que representa uma leve alta de 0,6%, em relação ao mês anterior e estabilidade ante o mesmo período de 2010 (177.790 unidades).
No acumulado do ano até novembro, porém, com 1.930.492 unidades vendidas no mercado interno, o setor registrou alta de 13,6% ante 2010 (1.698.683 unidades) e de 8,5% em comparação com 2008 (1.780.403 unidades), até então o melhor ano para a história do segmento.
Em novembro foram produzidas 195.599 unidades, quantidade semelhante à alcançada em outubro (195.426 unidades) e 7,7% acima de novembro de 2010 (181.657 unidades).
A Abraciclo prevê que o mercado de motocicletas feche o ano de 2012 com 2.141.000 unidades produzidas, o que representa uma alta de 17% sobre 2010 e estabilidade com relação a 2008, quando foram fabricadas 2.140.907 motocicletas.
Para 2012, a entidade acredita que o mercado deva continuar crescendo, mas de forma mais contida, passando para um avanço de apenas 5% nas vendas, alcançando a marca de 2.154.000 motocicletas comercializadas, e também de 5% nas produções, totalizando 2.252.000 unidades fabricadas.
Estes são algumas das máquinas, lindas, diga-se de passagem, que devem chegar este ano ao mercado brasileiro.
BMW C 600 Sport e C 650 GT
Os dois scooters de alta cilindrada foram vistos no Salão de Milão. Eles são equipados com o novo motor de dois cilindros e 647 cm³ da BMW que é capaz de alcançar potência máxima de 60 cv a 7.500 rpm e 6,73 mkgf a 6.000 rpm. A chegada ao Brasil ainda não está confirmada pela fabricante.
Dafra Next 250
Exibida no último Salão Duas Rodas, em outubro passado, deve chegar às lojas em março. Fruto de parceria com a taiwanesa SYM, esta moto urbana vem com motor de refrigeração líquida e injeção eletrônica Com 249,4 cm³, o bloco monocilíndrico tem potência máxima de 24 cv a 7.500 rpm e 2,35 mkgf de torque a 6.500 rpm. A velocidade máxima é de 131 km/h.
Ducati 1199 Panigale
Apresentada em Milão, esta esportiva é, segundo a marca, a moto em produção de larga escala com melhores relações peso-potência e torque-potência do mundo, com peso a seco de 164 kg. O motor de 2 cilindros e 1199 cm³ é capaz de alcançar a potência máxima de 195 cv.
Ducati Streetfighter 848
Trata-se de uma versão mais acessível da Streetfighter 1098 e deve chegar às lojas no início deste ano. Seu propulsor possui 2 cilindros e alcança 140 cv a 10.500 rpm e torque máximo de e 9,53 mkgf a 9.500 rpm.
Honda NC700X
Também confirmada em Tóquio, é uma moto de uso misto de média cilindrada. Segundo o engenheiro Masanori Aoki, que desenvolveu o modelo, ele será montado na fábrica da Honda em Manaus. Há duas versões: uma com câmbio manual de 6 marchas e outra com o câmbio de dupla embreagem, que proporciona transmissão automática.
Kawasaki Ninja ZX-14R
Apresentado em outubro passado, o modelo renovado passou a ser, de acordo com a Kawasaki, “a moto de série com aceleração mais potente do mundo”. A potência máxima chega a 210 cv a 10.000 rpm. O torque atinge 16,6 mkgf a 7.500 rpm. Também são esperadas as chegadas das bicilíndricas Ninja 650R e ER-6n, ambas renovadas.
Kawasaki Versys 1000
Utilizando como base conceito e visual da Versys, a marca japonesa criou uma nova motocicleta que se encaixa no segmento das trail de alta cilindrada. Ella foi apresentada no Salão de Milão com o mesmo motor da Z1000 e Ninja 1000. Ele teve seu comportamento revisto e baixou de 138 cv para 117 cv de potência máxima a 9.900 rpm.
KTM 690 Duke
A marca diz que a nova 690 Duke é a moto com propulsor de 1 cilindro mais potente já produzida. Esta naked — moto destinada ao asfalto, sem carenagens — está equipada com motor de 690 cm³ de refrigeração líquida e com injeção eletrônica capaz de alcançar 67 cv de potência máxima.
Yamaha YZF-R1
A marca japonesa equipou sua esportiva com controle de tração e mapas de potência no propulsor de 998 cm³. O dispositivo entra em ação quando a roda traseira perde tração durante as acelerações, assim, o controle é acionado impedindo que a roda escorregue, controlando a injeção de combustível no motor.
Fonte: Auto Esporte
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |