19 janeiro 2012

Sarney vence concurso "Algemas de Ouro"

Existem várias formas de protesto. Contra a corrupção e a impunidade que assolam o ambiente político brasileiro o ato de protestar, além da persistência, exige criatividade, e se possível bom humor, até porque a classe é imune aos efeitos dos princípios éticos e morais. Tenho certeza que foi pensando nisso que o Movimento 31 de Julho lançou o concurso “Algemas de Ouro 2011”, cujo resultado saiu na última terça-feira (17/01). O primeiro lugar, disparado, ficou com o presidente do Senado Federal e ex-presidente da República, José Sarney, que recebeu 59,5% dos quase sete mil votos computados.

José Dirceu ficou com as "Algemas de Prata" e Jaqueline Roriz foi a grande ganhadora das "Algemas de Bronze".

Os “prêmios” serão entregues hoje (19/01), a partir das 22 hs, no baile "Pega Ladrão", cuja trilha sonora terá marchinhas e sambas inspirados na corrupção e impunidade da política brasileira, como “Se gritar pega ladrão!”, de Bezerra da Silva; "Lama", de Mauro Duarte; "Homenagem ao malandro", de Chico Buarque; e "Onde está a honestidade?", de Noel Rosa, entre outras.

Além dos vencedores, o concurso teve seis outros fortíssimos candidatos, todos ex-ministros do governo da presidente Dilma Rousseff: Antonio Palocci, Alfredo Nascimento, Wagner Rossi, Pedro Novais, Orlando Silva e Carlos Lupi. Não tive acesso à contagem dos votos, mas tenho certeza de que, à exceção de Sarney, a briga pelos prêmios deve ter sido intensa entre os outros candidatos.

Segundo a organização do evento, “como os malfeitos do poder continuam acontecendo e os corruptos não são presos nem devolvem o dinheiro acumulado com fraudes, desvios e consultorias heterodoxas, este prêmio é mais uma homenagem aos campeões da impunidade no Brasil”.

Ana Luiza Archer, integrante do grupo organizador, explica que a ideia surgiu do frisson que se instala no final de cada ano e deixa esquecidas questões importantes para o povo brasileiro.

- O concurso lembra os fatos políticos que mais marcaram o ano passado. Na base do deboche e com o espírito de brincadeira, nós não queremos deixar passar nenhum ato da política de 2011 - afirmou Ana.

Para ela, além de deixar o assunto em evidência, o concurso tem o intuito de gerar reflexão e consciência sobre o tema na população. E faz uma afirmação contundente e verdadeira:

- Nós sabemos que corrupção não é uma característica só do cenário brasileiro, mas a impunidade, infelizmente, é marca registrada do nosso País. Com certeza!





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin