13 abril 2012

Bombeiros resgatam Pit Bull que caiu em riacho nos EUA

Pit Bull é a designação genérica de um grupo de raças de cães onde estão incluídos o American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier, e, claro, todos os indivíduos originários dos cruzamentos entre essas raças.

Na Inglaterra, a criação do Pit Bull precisa de autorização judicial. Nos Estados Unidos, a raça foi banida em várias regiões, e aquelas que ainda permitem a posse e criação do animal impõem regras rigorosas aos seus donos. No Brasil, ao menos por enquanto, a legislação sobre a criação e posse desse tipo de animal ainda é restrita a alguns Estados.

Como qualquer outro cão, o Pit Bull sempre vai defender o seu território, e como em todas as outras raças, alguns de seus membros são mais desconfiados com relação a outros animais, o que pode induzir um ataque aos que se aventurem a cruzar o seu caminho.

Aliás, a agressividade do Pit Bull deveria ser tida como normal, se considerarmos que foi o próprio homem "civilizado" que o criou para as famosas rinhas, e ainda lhe ministra uma doutrina de confronto e luta. Ao contrário disso, quem cria um Pit Bull como um "bicho de estimação", deve acostumá-lo, desde filhote, a viver em sociedade, em constante contato com qualquer tipo de pessoa ou animal, mas, principalmente com as crianças, a quem ele pode estranhar se nunca tiver convivido com elas.

Fiz esta pequena introdução apenas para mostrar um fato que achei interessante, pois mostra os dois lados da história que envolve os cães da raça Pit Bull: o dos que querem a sua extinção e o de gente que ainda se sacrifica para salvar a vida de um de seus espécimes.

Momento em que Taz foi resgatado pelos bombeiros (foto: AP)

Foi o que aconteceu em Wichita, no Kansas - EUA, onde bombeiros fizeram o resgate dramático de Taz, um mestiço de Pit Bull, de 6 anos de idade, que caiu em um riacho durante uma tempestade. Os homens procuraram o animal por cerca de duas horas e meia, e quando finalmente o encontraram, tiveram que fazer buraco no concreto para salvá-lo.

Os bombeiros chegaram a iniciar uma entrevista coletiva para informar que o resgate havia falhado, mas Taz foi localizado e a entrevista interrompida.

Taz parece "agradecer" a um dos bombeiros que o salvou (foto: AP)

John Huy, de 79 anos, dono do cão, agradeceu a todos os envolvidos no resgate e explicou que o acidente ocorreu quando os dois passeavam e foram surpreendidos pela chuva, resolvendo abrigar-se sob uma ponte. Como Taz ficou muito nervoso por causa das trovoadas, Huy soltou-o da coleira. Muito assustado, o cão se jogou na água e acabou envolvido pela turbulência, indo parar dentro de um duto de escoamento.

O detalhe engraçado da história é que Huy ligou para o telefone de emergência dos bombeiros e mentiu, dizendo que o seu carro havia caído na água. Foi o jeito que ele encontrou para garantir o socorro ao amigo Taz. Assim que chegaram ao local, os bombeiros perceberam que tinham sido enganados, mas não hesitaram em ajudar a resgatar o cão.


Fontes: Wikipédia e G1


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin