26 abril 2012

Estaremos perto da cura do câncer?


Ainda não é possível avaliar, com exatidão, se a cura do câncer está mais próxima do homem ou ainda é apenas um sonho, mas o Roswell Park Cancer Institute revelou, em uma coletiva de imprensa, que está desenvolvendo um novo medicamento que pode ser utilizado no tratamento de vários tipos da doença, notícia que vem deixando toda a classe médica esperançosa.

A droga, batizada como NY-ESO-1, é feita para funcionar em conjunto com as chamadas células dendríticas, que são parte integrante do nosso sistema imunológico.

A ideia é não só destruir os corpos cancerígenos encontrados no organismo, mas impedir que eles retornem.


O projeto é o primeiro totalmente aprovado e regularizado pelo governo norte-americano.

Na fase clínica inicial e ainda em busca de voluntários, o remédio não será indicado para um único e específico tipo de manifestação da doença, mas recomendado para o combate do câncer de fígado, rins, pulmões, pele, ovário, próstata, cérebro, bexiga e esôfago, entre outros.

Ainda assim, a fabricação é específica para cada paciente, pois depende do avanço da doença e do estado das células dendríticas de cada um. Sem previsão para o fim dos testes, a NY-ESO-1 é uma das maiores apostas da indústria farmacêutica.

As células dendríticas são cruciais na proteção do organismo contra doenças

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - Inca, "o câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases)".

Vamos torcer para que o sonho se torne realidade!






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin