14 junho 2012

Criolo é o grande vencedor do 23º Prêmio da Música Brasileira

Criolo, rapper paulista, e Herbert Lucena, cantor pernambucano, foram os mais premiados na cerimônia do 23º Prêmio da Música Brasileira, realizada ontem (13/06) no Theatro Municipal, mas o grande destaque da festa foi João Bosco, homenageado pelos 40 anos de carreira.

- Essa é uma homenagem à música brasileira, aos compositores brasileiros - disse João Bosco, entre duas das quatro músicas que interpretou: “O mestre sala dos mares”, “Desenho de giz”, “Papel Machê" e “O bêbado e a equilibrista”.

Nos agradecimentos, o músico lembrou com carinho do maior de todos seus parceiros, Aldir Blanc, que teve um texto seu lido por José Wilker.

- Agradeço aos meus parceiros desde o Vinicius de Moraes, mas, acima de tudo, ao meu irmão, camarada, amigo de fé, essa pessoa genial que é Aldir Blanc.

A cerimônia começou às 21h30 com a apresentação de um grupo de percussão, seguida do primeiro de muitos vídeos projetados em um telão, com trechos da história do homenageado – o de abertura com narração de Marieta Severo e o restante na voz das apresentadoras Luana Piovani e Zélia Duncan, com textos do filho de João, Francisco Bosco.

Criolo recebe um dos troféus de Zélia Duncan (foto: Wagner Meier/G1)

Com a canção "Agnus sei", Milton Nascimento e Toninho Horta abriram os tributos musicais ao mineiro com arranjos do diretor musical João Carlos Coutinho, antes do anúncios dos primeiros prêmios da noite, na categoria MPB, em que Dori Caymmi foi o destaque, com a vitória nos quesitos álbum e cantor.

Arlindo Cruz com a grávida Mariane de Castro (“Nação”); Ney Matogrosso (“O cavaleiro e os moinhos”); Alcione (que brincou de incorporar Bosco ao cantar “Quando o amor acontece”); e Zé Renato, Zeca Baleiro, Bluebell e Zélia Duncan, que, juntos e separados, interpretaram mais três canções (“Bodas de prata”, “Miss Sueter” e “Dois pra lá, dois pra cá”), subiram ao palco antes do anúncio dos dois primeiros prêmios para Criolo pelo álbum "Nó na orelha" e como cantor de pop/rock/reggae/hiphop/funk. O terceiro foi como artista revelação.

Criolo cantou “Um a zero” logo em seguida, pouco antes de um dos momentos mais emocionantes da noite, a premiação de Cauby Peixoto como melhor cantor de canção popular. Aos 81 anos, o artista foi aplaudido de pé ao receber o prêmio das mãos de Luana Piovani.

Além do rapper, apenas o pernambucano Herbert Lucena recebeu três prêmios, dois deles na categoria regional (álbum e cantor) e pelo projeto.

Premiados como Chico Buarque, Nelson Freire, Marisa Monte e Beth Carvalho não compareceram à cerimônia, que no final recebeu de volta ao palco todos os artistas que já haviam se apresentado. Tudo para assistir a João Bosco cantar a saideira, "O bêbado e o equilibrista".

Desde 2011, o Prêmio da Música Brasileira tem uma versão itinerante para rodar o país, com edições em a oito cidades brasileiras, idealizadas por José Maurício Machline. Depois do Municipal, será realizado um show sobre João Bosco, com participação do próprio homenageado, de Leila Pinheiro e de Mariana Aydar. Arlindo Cruz e Péricles vão se revezar, cada um se apresentando em quatro cidades.

Com apresentação de Murilo Rosa, a turnê começa em São Luís (19 e 20/6) e passa por Parauapebas (PA) (23/6), Belém (26 e 27/6), Vitória (ES) (30/6 e 1/7), Itabira (MG) (3/7), Belo Horizonte (5/7), Corumbá (MS) (7/7), até ser encerrada em São Paulo, no dia 11 de julho.


Na minha homenagem particular a João Bosco, pelos 40 anos de sucesso, e aos dois grandes vencedores do 23º Prêmio da Música Brasileira, CrioloHerbert Lucena, escolhi os vídeos abaixo. Confira, e depois veja a relação dos premiados. 










Confira agora os premiados nas 35 categorias:


ARRANJADOR
Gilson Peranzzetta - álbum "Iluminado", de Dominguinhos

MELHOR CANÇÃO
"Sinhá". Compositores: João Bosco e Chico Buarque. Intérpretes: Chico Buarque e João Bosco, em "Chico"

PROJETO VISUAL
Herbert Lucena - álbum "Não me peçam jamais que eu dê de graça tudo aquilo que eu tenho para vender". Projeto: Evandro Borel

REVELAÇÃO
Criolo

CANÇÃO POPULAR
Álbum: "Duas faces - Jam session" , de Alcione. Produtor: Alexandre Menezes
Dupla: Chitãozinho & Xororó / "Sinfônico 40 anos"
Grupo: Banda Calypso / "Meu encanto - vol.16"
Cantor: Cauby Peixoto / "Cauby ao vivo60 anos de música"
Cantora: Alcione / "Duas faces – Jam session"

INSTRUMENTAL
Álbum: "The art of samba jazz", de Dom Salvador Sextet. Produtor: Dom Salvador
Solista: Hamilton de Holanda / "Brasilianos 3"
Grupo: Zimbo Trio / "Autoral"

MPB
Álbum: "Poesia musicada", de Dori Caymmi. Produtor: Dori Caymmi
Grupo: Passo Torto / "Passo Torto"
Cantor: Dori Caymmi / "Poesia musicada"
Cantora: Mônica Salmaso / "Alma lírica brasileira"

POP/ROCK/REGGAE/HIPHOP/FUNK
Álbum: "Nó na orelha", de Criolo. Produtores: Marcelo Cabral e Daniel Ganjaman
Grupo: Mundo Livre S/A / "Novas lendas da etnia Toshi Babaa"
Cantor: Criolo / "Nó na orelha"
Cantora: Marisa Monte / "O que você quer saber de verdade"

REGIONAL
Álbum: "Não me peçam jamais que eu dê de graça tudo aquilo que eu tenho para vender", de Herbert Lucena. Produtores: Herbert Lucena e Alexandre Rasec
Dupla: Kleuton e Karen / "Genuinamente caipira"
Grupo: Ponto Br / "Na eira"
Cantor: Herbert Lucena / "Não me peçam jamais que eu dê de graça tudo aquilo que eu tenho pra vender"
Cantora: Socorro Lira / "Lua Bonita - Zé do Norte 100 anos"

SAMBA
Álbum: "Nosso samba tá na rua", de Beth Carvalho. Produtor: Rildo Hora
Grupo: Fundo de Quintal / "Nossa verdade"
Cantor: Arlindo Cruz / "Batuques e romances"
Cantora: Fabiana Cozza / "Fabiana Cozza"

ÁLBUNS ESPECIAIS
DVD: Chitãozinho & Xororó - "Sinfônico 40 anos". Diretor: Cassio Amarante
Língua estrangeira: "Goodnight kiss" - Delicatessen. Produtores: Beto Callage e Carlos Badia
Erudito: "Liszt: harmonies du soir" - Nelson Freire. Produtor: Dominic Fyfe
Infantil: "Embolada" - Rita Rameh e Luiz Waack. Produtores: Luiz Waack e Rita Rameh
Projeto especial: "O samba carioca de Wilson Baptista" - Vários artistas. Produtor: Rodrigo Alzuguir
Eletrônico: "Lá onde eu moro" - João Hermeto. Produtor: João Hermeto


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin