05 junho 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente

O mundo comemora hoje (ou lamenta!) o Dia do Meio Ambiente, criado na mesma data no ano de 1972, em um encontro para tratar de assuntos ambientais relacionados ao Planeta, promovido pela Organização das Nações Unidas - ONU.

Na ocasião, participaram da conferência 113 países e 250 organizações não governamentais. O objetivo: discutir a degradação causada pelo homem ao meio ambiente e os riscos que isso pode causar à sua própria sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

De lá pra cá pouco foi feito. Questões como a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento desordenado; a diminuição da biodiversidade e da água potável para consumo humano; a destruição da camada de ozônio, das espécies vegetais e das florestas; a extinção de animais, entre outros temas tão ou mais importantes, vêm sendo debatidos sem muito progresso ou ações efetivas.

No Brasil, por exemplo, o reaproveitamento do lixo é praticamente nulo, e na maior parte do país ainda não há coleta seletiva, o que só faz crescer a poluição, já que as matérias tóxicas descartadas sem controle acabam sendo absorvidas pelo solo e contaminando os lençóis d'água subterrâneos.

Apesar de alguns avanços, o trabalho de preservação ambiental até aqui desenvolvido pelos governos, em todos os níveis, tem se mostrado ineficiente para levar à população as informações necessárias acerca das responsabilidades que cada um tem diante da Natureza, principalmente em relação à enorme quantidade de lixo que é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões.

No Rio de Janeiro, segundo matéria publicada em O Globo, o solo, a água e até o ar de algumas cidades estão contaminados com ingredientes ativos usados nas fórmulas de agrotóxicos. A reportagem mostra que pesquisas científicas dão conta da presença de substâncias agroquímicos que põem em risco regiões agrícolas, como Paty do Alferes, no Centro-Sul do Estado, Campos, no Norte, e até áreas de importância ecológica, como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Um levantamento do jornal mostra que o meio ambiente do Estado já sofre o impacto do uso indiscriminado dessas substâncias, o que que vem fazendo com que as regiões Centro-Sul, Serrana e o Noroeste Fluminense apresentem maiores índices de suicídios e mortes por câncer.

Nossos políticos, triste realidade, movidos pelos interesses de grupos ligados ao setor produtivo, que é importante, mas que também precisa assumir compromissos com a sustentabilidade do Planeta, sequer conseguem chegar a um consenso sobre o novo Código Florestal aprovado pelo Congresso Nacional, mas que teve alguns artigos vetados por medida provisória editada pelo Governo Federal.

Em razão disso, e numa clara demostração de que não estão satisfeitos com os vetos e nem com a medida provisória, deputados e senadores apresentaram nesta segunda-feira (04/06) 620 emendas ao texto aprovado, o que só faz tumultuar e impedir a entrada em vigor da nova lei.

Como já dissemos aqui numa postagem anterior, não há o que comemorar, mas devemos "aproveitar a data e refletir. Refletir e decidir que planeta queremos deixar para os nossos filhos e netos, se é que isso ainda é possível. Além da reflexão, só nos resta lamentar e pedir perdão às criaturas indefesas condenadas à morte de forma tão brutal por nossos atos de "civilidade" e "desenvolvimento".



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin