O que em princípio poderia ser encarado como um lamentável equívoco, está sendo visto, pelo menos até prova em contrário, como uma agressão gratuita e inconcebível de uma empresa contra seu cliente.
Kátia Nogueira teve o nome alterado para "Vadia Nogueira" na fatura que lhe foi enviada pela NET, empresa que presta serviços de internet e TV cabo, o que a tornou alvo de piadas entre familiares e até mesmo desconhecidos.
- As brincadeiras já começaram ontem e eu saí para me esconder na casa de um parente, no meio do mato. Cheguei a receber um bilhete anônimo com ofensas na minha caixa de correio - conta Kátia, para quem tudo começou quando ela recebeu a correspondência com a expressão injuriosa, o que foi divulgado pela imprensa local.
Na última quinta-feira (26/07), ela registrou um boletim de ocorrência, e segundo a delegada Darly Kluppel, que estava de plantão no momento, o caso por configurar crime de injúria. De acordo com a policial, o registro será encaminhado para o 3° Distrito Policial da cidade, que deverá investigar o caso, mas já adiantou que a empresa deverá apresentar o funcionário para que ele responda pelo crime, obviamente no caso de Kátia querer representar contra ele.
Como destaquei acima, o erro poderia ter sido ocasionado por simples erro na confecção do documento, fato comum na conturbada relação empresa/cliente, o que não parece ser o caso de Kátia, que vinha enfrentando problemas com a NET desde outubro quando, por problemas financeiros, suas contas começaram a atrasar. Vários acordos foram feitos para que ela continuasse utilizando os serviços, mas na semana passada a TV e a internet foram cortadas, mesmo depois de uma nova negociação. Ela ligou para reclamar, e além de deixá-la pendurada no telefone por vários minutos, a funcionária responsável pelo atendimento a teria tratado de forma "grosseira".
- Ela foi muito grossa e nós tivemos uma discussão acalorada - contou Kátia.
Quando a fatura chegou, o que aconteceu na quinta-feira (26/07), Ela levou um susto.
- Primeiro, li Vânia; depois, Nádia. Achei que o boleto tinha sido entregue em endereço errado, e só depois entendi o que estava acontecendo. Foi um choque quando percebi - explicou.
Depois de colocar a cabeça no lugar, Kátia resolveu registrar um boletim de ocorrência, quando foi orientada a procurar um advogado.
A NET, é claro, afirma que não tolera esse tipo de ocorrência, já tendo solicitado providências à prestadora de serviços terceirizada para a identificação do funcionário responsável pela emissão da fatura, o que cá entre nós não a livrará de uma possível indenização, já que responde pela reparação civil dos atos praticados por seus prepostos, caso específico da empresa terceirizada que lhe presta serviços.
Você acredita que a fatura tenha sido emitida com a intenção de ofender Kátia? Conhece algum caso semelhante? Deixe o seu comentário.
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |