27 julho 2012

Shortinho ou biquíni: a polêmica do vôlei de praia em Londres

As Olimpíadas de Londres só serão abertas oficialmente hoje, a partir das 17hs (horário brasileiro), mas alguns temas já estão gerando polêmica. O primeiro deles, publicamos aqui no Dando Pitacos, envolveu a atleta Voula Papachristou, sumariamente expulsa da delegação pelo Comitê Olímpico da Grécia, em razão de comentários considerados racistas postados por ela no Twitter.

Outro assunto que está sendo muito comentado diz respeito aos biquínis das jogadoras do vôlei de praia, depois que a Federação Internacional de Vôlei - FIVB resolveu permitir que as atletas usem shorts e tops com mangas em Londres, medida adotada, segundo os dirigentes, em respeito às diferentes culturas e religiões de países classificados para os Jogos. As regras permitem que as meninas usem shorts com no mínimo três centímetros acima do joelho. Já os biquinis precisam ter largura máxima de sete centímetros.


No meio da discussão sobre shortinhos, tops e biquinis, o verão de Londres chegou pra ninguém botar defeito. O sol e o baita calor estão fazendo com as inglesas ponham as pernas de fora em shortinhos curtíssimos, capazes de chamar a atenção até mesmo do liberal padrão verde e amarelo. Mesmo assim, os biquínis das atletas do vôlei de praia que vão disputar os Jogos Olímpicos ainda despertam curiosidade, coisa que não preocupa as duplas brasileiras.

Maria Elisa e Talita, por exemplo, dizem que não vão ficar nem um pouco incomodadas se a arena de vôlei de praia montada na Horse Guards Parade, próximo ao Palácio de Buckingham, se encher de marmanjos de olho em algo mais do que o jogo.

- A gente prefere que o público vá para ver o nosso jogo. Mas se quem for nos assistir for para ver nos ver de biquíni, não tem problema. A gente até agradece - disse, brincando, a jogadora Maria Elisa, de 28 anos.

Afirmando estar pronta para disputar sua primeira Olimpíada, a atleta diz que o biquíni não passa de um instrumento de trabalho.

- É como se eu estivesse usando um terno - afirma.

Talita, que disputa a competição pela segunda vez, também não parece nem um pouco preocupada com o assédio.

- O biquíni é o nosso uniforme de trabalho. Então eu não me preocupo com isso. Estou é focada na competição - explicou a atleta.

Kerri Walsh e Misty May, as americanas atuais bicampeãs olímpicas, dizem que também vão entrar em quadra com os biquínis que costumam jogar.

- Eu cresci na praia. Cresci em um biquini - comentou Misty May.

Antes mesmo da medida agora adotada pela FIVB, as atletas já podiam usar calça e blusa de manga por baixo dos biquínis, providência adotada quando as etapas do circuito mundial de vôlei são disputadas em países de clima muito frio, o que não é o caso da Londres atual.

Antes de fechar o texto, desejo sorte e muitas medalhas a todos os atletas brasileiros que estão em Londres para a disputa das Olimpíadas. Shortinho ou biquíni? Claro que prefiro o biquíni! E você? Qual a sua preferência?

Ania Negron

April Ross

Carolina Salgado

Chantal Laboureur

Holly McPeak

Katrin Holtwick

Larissa França

Larissa França

Laura Ludwig

Leila Barros

Maria Antonelli

Siri Bjorkesett

Raquel Caulkins

Siri Bjorkesett

Suzanne Stonebarger

Kerri Walsh e Misty May

Yarleen Santiago
  
Larissa França

Larissa França

Larissa França

Larissa França

Maria Clara e Carol
Miwa Asao


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin