21 julho 2012

Coringa derrota Batman em Denver

James Eagan Holmes, de 24 anos, formado com mérito em Neurociência pela Universidade da Califórnia - Riverside, um cara aparentemente comum, sem ficha criminal, à exceção de uma multa por excesso de velocidade no ano passado, ainda é um completo mistério para a polícia norte-americana. Apontado como um sujeito que mal cumprimentava os vizinhos no corredor, ele é também um fantasma na internet, onde não tem sequer um perfil em redes sociais ou qualquer outra referência sobre sua vida antes do atentado de sexta-feira (20/07), onde ele matou 12 pessoas e feriu outras 59 durante a pré-estreia do filme “Batman - O cavaleiro das Trevas ressurge”, no Colorado.

Ele estava com o cabelo pintado de vermelho, e ao ser preso teria dito aos policiais que era o Coringa, o famoso vilão do segundo filme da trilogia de Christopher Nolan.

- Ele disse que era o Coringa - revelou Ray Kelly, comissário da polícia de Nova York.


Cinema Century 16
O ataque ocorreu na premiére do filme, que teve início à meia-noite no Cinema Century 16, do Shopping Center Aurora, no bairro que tem o mesmo nome, em Denver.


Segundo relatos, Holmes usava roupas pretas e uma máscara. Ele teria lançado uma bomba de gás antes de abrir fogo contra a multidão.


Jornalistas e testemunhas afirmam que o ataque começou cerca de 30 ou 40 minutos depois do início da sessão, e que as pessoas achavam que os tiros faziam parte do filme.



- Eles primeiro acharam que era parte do filme, depois, que fosse alguma espécie de brincadeira. De repente todos começaram a se jogar no chão, e a correr para fugir do cinema - contou à BBC Brenda Stewart, da rádio americana KOA News.


James Eagan Holmes
Uma mulher identificada apenas como Pam, que estava no cinema, disse que o atirador entrou pela porta à direita, perto da primeira fila.

- Ele atirou um cilindro para o alto, então comecei a ouvir o "bang, bang, bang" de um revolver. Eu engatinhei, abaixada entre a fila de cadeiras, e por sorte estava perto da saída, então consegui escapar rapidamente. Ouvi mais tiros à medida que fugia.

Horas após o ataque, Barack Obama, presidente dos EUA, emitiu um comunicado lamentando o ocorrido e dizendo que ele e a mulher, Michelle Obama, estavam "chocados e entristecidos". 



- Tenho certeza que todos vocês que são pais tiveram a mesma reação que eu quando ouvi essa notícia (do ataque): Minhas filhas também vão ao cinema. E se Malia e Sacha tivessem ido ao cinema, como muitos de nossos filhos fazem todos os dias? Michelle e eu teremos a felicidade de poder abraçar nossas meninas mais forte esta noite - e tenho certeza que vocês farão o mesmo com seus filhos. Mas temos de acolher aqueles pais que não terão tanta sorte e assegurar a eles que estaremos lá, como nação, quando eles precisarem - afirmou o presidente.

A polícia encontrou explosivos "extremamente sofisticados" no apartamento de Holmes, e pode levar horas ou até dias para lidar com a situação.

O incidente em Denver foi o maior ataque a tiros nos EUA desde 2007, quando o estudante Seung-Hui Cho matou 32 pessoas no campus da faculdade de Virginia Tech, antes de se matar. O cinema em Aurora fica a 32 quilômetros da escola Columbine, onde dois estudantes mataram a tiros 13 colegas em 1999.

Mais uma vez, a ficção se mistura à realidade. Pena que nosso herói, o Batman, preso à tela do cinema de Denver, a Gotham City da imaginação do Coringa Holmes, nada pôde fazer para evitar o massacre. Oscar Wilde, célebre pensador, dizia que a vida imita a arte muito mais que a arte imita a vida. Ou será o contrário? O que você acha?


BBC





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin