18 outubro 2012

Vídeo mostra flagrante da luta pela sobrevivência

Depois do urso-polar, o urso-pardo é o maior animal em seu gênero, podendo chegar, quando de pé, a 3m de altura. Os machos, que são maiores que as fêmeas, pesam entre 250 a 500kg, o que varia de acordo com dieta de cada espécie. O urso da ilha Kodiak, que é a maior do estado norte-americano do Alasca, por exemplo, se alimenta basicamente do salmão, e é mais pesado que o urso-cinzento, que vive longe da costa e se alimenta apenas de bagas. O primeiro chega a pesar 500kg. O outro geralmente não passa dos 350kg.

O urso é plantígrado, denominação dada aos animais que ao se movimentar tocam o solo com toda a sola de seu pé. A pelagem do urso- pardo varia do branco ao castanho-escuro, passando pela tonalidade dourada. Já o urso- cinzento tem a ponta dos pelos mais clara, numa cor que muito se aproxima do grisalho.

O urso-pardo é, por natureza, um animal solitário, mas convive pacificamente com outros animais quando há alimentos em abundância. No inverno ele se refugia em covas ou cavernas, onde permanece em estado de letargia, cuja duração varia entre seis e sete meses. Durante esse período ele não come, não urina nem defeca. Sua temperatura corpórea cai levemente (32 a 35ºC), o mesmo ocorrendo com a respiração e batimentos cardíacos. Em estado selvagem, o urso-pardo vive de 25 a 30 anos. No cativeiro ele pode chegar aos 47 anos.

Quando livres, as famílias de ursos-pardos da América do Norte dependem de um espetacular fenômeno da Mãe-Natureza para sobreviver: o retorno de centenas de milhões de salmões do Oceano Pacífico para os córregos das montanhas onde nasceram.

Assista ao vídeo e deixe o seu comentário.




BBC




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin