18 fevereiro 2013

Yoani Sánchez, a cubana do "Generación Y" está no Brasil

Yoani Sanchéz (Foto: Egi Santana / G1)

Yoani Sánchez, a blogueira do Generación Y, aqui lembrada em "Yoani Sánchez: um grito de liberdade!" e "Cuba e o ainda distante sonho de liberdade", é uma das principais ativistas, junto com o marido, Reinaldo Escobar, as Damas de Branco e o Conselho dos Ativistas dos Direitos Humanos, a confrontar o governo cubano. Tida como uma das vozes mais fortes nas críticas ao regime atualmente comandado por Raúl Castro, ela conseguiu viajar depois do afrouxamento (porque ainda não se pode falar em extinção) da exigência de permissão para a saída do país dos cidadãos cubanos, iniciativa que vigora desde o dia 14 de janeiro último.

Ela chegou ao Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador - BA, por volta das 8h50 de hoje (18/02) e foi direto para Feira de Santana, acompanhada do amigo e cineasta baiano Dado Galvão, que a recebeu no Recife. Depois do Brasil, Yoani viajará para a República Tcheca, Espanha, México, Estados Unidos e Holanda. Em conversa com alguns jornalistas e depois de ganhar uma boneca de presente como lembrança da Bahia, ela descreveu suas primeiras sensações ao pisar no solo brasileiro.

- Tudo está saindo muito bem. Sem dificuldades, pude atravessar a fronteira do meu país. Fiz uma escala no Panamá, muito emotiva, com gente me reconhecendo, gente de toda parte... da Venezuela, do Peru, gente de toda América do Sul. Depois cheguei ao Brasil com muitoas emoções positivas, com amigos e afetos. Na saída do aeroporto de Recife fui recebida por abraços de um lado e de insultos por outro lado. Isso foi muito lindo, porque essa foi minha impressão do que é viver a democracia.

Visivelmente emocionada, ela agradeceu o apoio que recebeu do Brasil em sua luta pela liberdade do povo cubano.

- Eu já devia ao Brasil minha primeira visita fora de Cuba depois de tanto tempo, porque aqui estão as pessoas que mais se esforçaram para que eu pudesse viajar. E eles utilizaram todos os caminhos, as redes sociais, a internet, a imprensa, o governo, as relações exteriores. Eu devia aos brasileiros o agradecimento direto, pessoal, dizer obrigado por terem me feito viajar. Por isso o Brasil e a Bahia foram os escolhidos como início da viagem.

Yoani está convidada para assistir, em Feira de Santana, ao documentário "Conexão Cuba - Honduras", de Dado Galvão, que  retrata questões como violação da liberdade de expressão e dos direitos humanos. O filme, onde ela é uma das entrevistadas, foi lançado em fevereiro de 2012, mas a cubana não pode vir ao Brasil porque não teve permissão para deixar a ilha caribenha.

Na produção do documentário, Dado Galvão passou três semanas entre Cuba e Honduras buscando retratar as restrições políticas impostas pelos dois governos principalmente à liberdade de expressão. O filme conta a história do jornalista Esdras López, do Canal 36, portal de notícias hondurenho, que teve o trabalho cerceado durante o golpe militar ocorrido em setembro de 2009.

Além disso, durante sua sua estada em terras baianas, Sánchez vai enfrentar uma verdadeira maratona, com entrevistas coletivas, visitas ao centro da cidade, encontro com jornalistas, uma tarde de autógrafos do livro "De Cuba com Carinho", e um debate sobre a realidade cubana no ginásio de uma faculdade. Na quarta-feira (20/02), ela deverá estar em Salvador para conhecer o Porto da Barra e o Pelourinho, seguindo para São Paulo no mesmo dia.









Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin