11 março 2013

O mistério dos posts no Facebook



Ninguém tem ideia da quantidade de pessoas que teve acesso àquela imagem ou postagem feita no Facebook. Um estudo recente liderado por cientistas de dados estaria a indicar que as postagens feitas na rede social são vistas por mais pessoas do que se poderia imaginar.

Em junho do ano passado, cada uma das postagens monitoradas durante o estudo foi vista por um em cada três "amigos" do autor no Facebook. No mesmo período, os usuários do site chegaram a cerca de 61% de seus contatos. A pesquisa também quis saber sobre a percepção dos usuários da rede acerca da quantidade de pessoas que acessavam seus posts, concluindo que eles "consistentemente subestimavam" sua audiência.

Mas na semana passada, o New York Times levantou uma polêmica interessante sobre o tema: quantos dos seus amigos têm, de fato, acesso ao que você publica posta na rede social de Mark Elliot Zuckerberg?

Baseado em outra pesquisa, o jornal afirma que cada post é visualizado por apenas 30% dos seus amigos cadastrados, tese que encontraria amparo na possibilidade recém criada pelo Facebook que permite ao usuário patrocinar suas próprias postagens. Com efeito, segundo a administração da rede, pagando cerca de R$ 13 você amplia o alcance de suas publicações. A partir daí, conclusão do New York Times, o Face estaria diminuindo o alcance dos posts com o intuito de cobrar para que eles sejam mostrados para quem já deveria ter acesso a eles.

Nick Bilton, colunista do jornal norte-americano, por exemplo, afirma que alcançava até 550 likes em suas publicações quando tinha 25 mil assinantes. Mesmo depois de chegar a 400 mil assinantes, ele poucas vezes conseguiu ultrapassar 30 likes por post, o que se modificou depois que ele pagou a taxa cobrada pelo Facebook. Os likes de seus artigos subiram, chegando a 130 por post, mas nunca mais atingiram o percentual original.

Ao que tudo indica, o Facebook está usando a carência de seus usuários para ganhar dinheiro, apostando que eles se dispõem até mesmo a pagar para serem ouvidos. Você concorda com a ideia? Estaria disposto a pagar para chamar a atenção dos seus "amigos"? Ou será que os tais "estudos" não passam de um monte de diagramas fantasiosos sem nenhum efeito prático? Deixe um comentário.







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

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