16 junho 2013

Facebook resolve liberar imagens sobre câncer de mama

Foto: reprodução

O Facebook resolveu atender a reivindicação das 21,3 mil pessoas que assinaram uma petição pública dirigida a Mark Zuckerberg e mudou sua política de segurança, permitindo a postagem de fotos onde mulheres portadoras de câncer de mama e que tiveram que se submeter à cirurgia de mastectomia aparecem com o busto à mostra. A ideia surgiu a partir do momento em que a rede social decidiu censurar as imagens do Projeto SCAR, onde o fotógrafo David Jay clica uma série de jovens sobreviventes da doença, chegando mesmo a proibir que ele postasse as fotos na página criada no Facebook.

A proibição das imagens chegou a ser tema de uma postagem aqui no Dando Pitacos. A matéria, intitulada Foto banida pelo Facebook vira polemica na internet, publicada no dia 21 de fevereiro último, teve o link liberado pelo Ocioso, onde recebeu mais de 35 mil acessos.


Foto: reprodução

À época, em nome de sua "política de privacidade", o Facebook não autorizava nudez em suas páginas, por isso resolveu excluir a foto acima, ilustrativa da matéria sob referência, que mostrava o colo tatuado de uma mulher submetida a uma mastectomia dupla (com a retirada dos dois seios) depois de atacada por um câncer de mama, mas permitia (e ainda permite) a postagem de "fotos de centenas de mulheres, dos mais variados "calibres" e poses as mais sugestivas", como se vê na imagem abaixo.


Foto: reprodução

A atitude da maior rede social do mundo, o que era de se esperar, desencadeou uma série de protestos, que culminaram com a petição pública referida.

- Para mim, uma mulher com câncer de mama em estágio IV, esta é uma vitória que eu compartilho com as 20 mil pessoas que assinaram a petição no Change.org e os inúmeros homens e mulheres que têm esta doença recém-diagnosticada a cada ano - comentou a criadora da petição pública, Scorchy Barrington.

Na atualização ordenada por Zuckerberg, o Facebook diz entender "que o compartilhamento de fotos pode ajudar a aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e apoiar os homens e mulheres que enfrentam um diagnóstico, o tratamento, ou a convivência com as cicatrizes do câncer", mas avisa que embora a "grande maioria" desse tipo de fotos seja compatível com as políticas, imagens com seios totalmente expostos, "especialmente se eles (acho que faltou um "não" aqui) estão afetados por cirurgia", ainda violam os termos de privacidade do Facebook.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin