Foto: reprodução |
Você pode até nunca ter ouvido falar da Galinha Pintadinha, mas seus filhos e netos a conhecem e adoram, com toda a certeza. E se você não sabe, o que aconteceu depois da postagem no YouTube já faz parte da história, que está registrada em números e parcerias: mais de 1 milhão de DVDs oficiais vendidos, 3 discos de platina, mais de 500 milhões de visualizações e contratos com grandes empresas de produção artística, distribuição e licenciamento de produtos.
Antes do inesperado sucesso e de toda a grana faturada, Juliano e Marcos chegaram a pensar em entrar no mercado de trabalho do jeito convencional. Prado estudou administração, e Luporini, publicidade – dois cursos que dificilmente seriam acusados de formar contestadores do mercado de consumo. Mas o discurso atual dos dois não combina em nada com essa formação.
- Estamos numa época consumista demais. Dinheiro é só consequência de um trabalho legal e pode até atrapalhar - afirma Luporini.
- Tenho alma meio hippie. Fico feliz com o mesmo carro, a mesma bicicleta... Meu luxo é comprar uma máquina fotográfica - garante Prado, o que chega a surpreender quando se sabe que a dupla criou um dos negócios de maior sucesso do país.
Até dezembro próximo, considerando-se o ritmo atual, o canal Galinha Pintadinha no YouTube ultrapassará a marca de 1 bilhão de acessos, audiência alcançada apenas por um restrito grupo de menos de 50 canais em todo o mundo, nenhum deles latino-americano, entre os cerca de 1 milhão de canais que ganham publicidade no YouTube. No mês de julho último, Prado e Luporini lançaram animações em inglês e espanhol. A versão espanhola já registra mais de 200 milhões de acessos, o que o faz pensar na produção de um longa-metragem. Especialistas estimam que o faturamento da Galinha Pintadinha pode passar dos R$ 20 milhões.
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |