22 dezembro 2014

Câncer na garganta mata Joe Cocker

Joe Cocker (foto: reprodução)

Enquanto o mundo esportivo ganha Gabriel Medina, o brasileiro campeão mundial de surf, o universo da música perde o cantor e compositor britânico Joe Cocker, um de seus astros de maior brilho. Ele morreu hoje (22/12) aos 70 anos, depois de uma dura luta contra um câncer de garganta, segundo comunicado enviado à emissora ITV pela Sony Music.

Cocker nasceu em 1944, na cidade de Sheffield, no Reino Unido, e tinha como característica a voz rouca e interpretações intensas. Por conta disso, em 1983, ele ganhou um Grammy por Up where we belong, dueto com a cantora Jennifer Warnes. O britânico também foi muito aplaudido por sua performance em You can leave your hat on, trilha sonora do filme Ou tudo ou nada, de 1997, que conta a história de um grupo de trabalhadores que decide criar um show de striptease para combater o desemprego.

Em 2012, num show realizado em São Paulo, Joe Cocker arrebatou a platéia com uma sequência de hits onde sua voz rouca aparecia como destaque. Foi a terceira e última passagem pelo Brasil, depois de 1977 e 1991, no Rock in Rio, no estádio do Maracanã.

Mas o estilo Cocker de cantar já era famoso desde 1969, quando ele fez um cover de With a little help from my friends, dos Beatles, no festival de Woodstock, versão que liderou as paradas do Reino Unido e virou tema de abertura da série Anos incríveis, exibida nas décadas de 1980 e 1990. E um dos primeiros a falar sobre a morte de Joe Cocker foi justamente Ringo Starr, baterista dos Beatles e intérprete de With a little help from my friends, canção composta por John Lennon e Paul McCartney. Em sua conta no Twitter ele postou: "adeus e Deus abençoe Joe Cocker, de um de seus amigos. Paz e amor. R".

O agente do músico, Barry Marshall, numa mensagem publicada pela BBC de Londres, disse que Cocker "foi, sem dúvida, a maior voz britânica do rock/soul" e que "será impossível preencher o espaço que ele deixa em nossos corações".

Quer tirar isso a limpo? Então veja o vídeo abaixo, onde Cocker interpreta With a little help from my friends, no Queen's Golden Jubilee, no dia 03 de junho de 2002, acompanhado na bateria por ninguém menos que Phil Collins. Depois deixe o seu comentário, é claro!





G1




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin