24 junho 2009

A NOVA TOURNÉE DO CIRCO BRASIL



A moralização da política no BRASIL está longe de ser alcançada. Ao que tudo indica, apesar da grita geral, ainda teremos que amargar muitos anos de corrupção e desmandos. O "CIRCO BRASIL", infelizmente, ainda nos brindará com muitas atrações, como as que enumeramos a seguir:


  • ATRAÇÃO Nº 1 - OS ATOS SECRETOS DO SENADO
A imprensa denuncia a existência de atos (nomeações, pagamentos de gratificações, horas extras, aumentos de salários, concessão de benefícios) pelo Senado, prática expressamente vedada pelo artigo 37, da Constituição Federal.

O maior envolvido é justamente o presidente da Casa: o senador JOSÉ SARNEY!

Segundo o jornal ESTADO DE SÃO PAULO uma prima e uma sobrinha de JORGE MURAD, marido de ROSEANA SARNEY (PMDB), integram o quadro de servidores da Casa. ISABELLA MURAD CABRAL ALVES DOS SANTOS, sobrinha de MURAD, foi morar em BARCELONA - ESPANHA, mas continuou recebendo salários do Senado. Ela foi contratada em fevereiro de 2007 para trabalhar na liderança do PTB, então ocupada pelo senador EPITÁCIO CAFETEIRA (MA), o mesmo que contratou JOÃO FERNANDO MICHELS GONÇALVES SARNEY, neto de JOSÉ SARNEY. CAFETEIRA, aliás, atribuiu a contratação de ISABELLA a um pedido do amigo EDUARDO LAGO, que seria tio da moça. O engraçado é que ele não percebeu a ausência da funcionária ilustre: - O tio pediu que a nomeasse, mas esqueceu de avisar que ela tinha conseguido bolsa na Espanha!!!.

Outra MURAD contratada pelo Senado é VIRGINIA MURAD DE ARAÚJO, nomeada assistente da liderança do governo no Congresso em maio de 2007, época em que ROSEANA SARNEY ocupava o cargo. Seu salário era de R$ 1.247, mas dobrou para R$ 2.494. VIRGINIA é filha do ex-deputado EMILIO BILÓ MURAD, primo de JORGE MURAD, e está lotada no gabinete do senador MAURO FECURY, suplente de ROSEANA.

Das duas sobrinhas de SARNEY que vinham trabalhando na Casa, uma, VERA PORTELA MACIEIRA BORGES, poderá ser devolvida para o Ministério da Agricultura. Contratada em maio de 2003 para a presidência do Senado, a pedido de SARNEY, ela foi transferida para o gabinete de DELCÍDIO AMARAL (PT-MS) em CAMPO GRANDE - MT. Uma sobrinha de MARLY SARNEY, mulher de SARNEY, de nome MARIA DO CARMO DE CASTRO MACIEIRA, foi nomeada em julho de 2005 para o gabinete de ROSEANA SARNEY.


  • ATRAÇÃO Nº 2 - A REAÇÃO DE JOSÉ SARNEY
“A crise do Senado não é minha. A crise é do Senado e é esta instituição que nós devemos preservar”, esbravejou ele da tribuna, num de seus muitos e vazios pronunciamentos.


  • ATRAÇÃO Nº 3 - A OPINIÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
"Sarney tem história no Brasil suficiente para que não seja tratado como uma pessoa comum", frase estampada nos jornais de todo o pais, inclusive no ESTADÃO.


  • ATRAÇÃO Nº 4 - A POSIÇÃO DO CORREGEDOR DO SENADO
ROMEU TUMA (PTB-SP), disse que ainda não conseguiu ver elementos capazes de deflagrar uma investigação contra o presidente da Casa, o senador JOSÉ SARNEY (PMDB-AP). Segundo ele, os fatos denunciados nos últimos meses são o resultado da disputa política acarretada pelas eleições para a presidência do Senado. "Não há nenhum elemento (para investigação). Ele (Sarney) está determinando o que fazer, pois é o presidente, eleito pela maioria dos senadores", afirmou. Questionado sobre quem seria o responsável pela crise, afirmou: "A crise é política, é geral."


  • ATRAÇÃO Nº 5 - SENADO DEMITE DIRETORES E ANULA UM ÚNICO ATO SECRETO
Pressionado, muito mais pela impensa do que por seus parceiros senadores, JOSÉ SARNEY demite ALEXANDRE GAZINEO, diretor-geral, e RALPH SIQUEIRA, diretor de recursos humanos, e anula 1 (um), isso mesmo, apenas 1 (um) dos 663 (seiscentos e sessenta e três) atos secretos ilegalmente praticados na Casa. Aliás, coincidentemente, o primeiro "ato secreto" foi assinado pelo próprio JOSÉ SARNEY, em 06 de dezembro de 1996 (confira no G1).


  • ATRAÇÃO Nº 6 - NOVA OPINIÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Nesta terça-feira (23/06), no lançamento do projeto de revitalização da zona portuária da cidade do RIO DE JANEIRO, o presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA disse que a crise do Senado não pode ser transformada numa "causa nacional", até porque é uma instituição adulta e muitas vezes "as denúncias não dão em nada". Assim se pronunciou o nosso presidente: “Não vamos fazer disso (da crise no Senado) uma causa nacional. Temos coisas mais importantes para discutir no Brasil. O povo já viu muitos escândalos ao longo da história. O que mais temos são escândalos divulgados em verso e prosa, que depois não dão em absolutamente nada”. Está tudo no G1.



O NOSSO PITACO

Os atos secretos do Senado, último escândalo da instituição, são apenas a ponta do iceberg, até porque, como noticia o jornal O ESTADO DE SÃO PAULO dessa terça-feira (23/06), "a edição de atos secretos beneficiou ou obteve a assinatura de pelo menos 37 senadores e 24 ex-parlamentares desde 1995".

A reação de SARNEY não poderia ser outra. Tudo começou com ele e continua girando em torno dele. Ele é o "xerife" da Casa! Ele dá as cartas!

Infelizmente, como escreveu CORA RÓNAI, "é assustador (e nojento) perceber que, no Congresso Nacional, exibe-se hoje o que o Brasil tem de pior, a começar pelo coronel José Sarney, nos tomando a todos por otários. Ele tem razão, porque aqui estamos, otários que somos, pagando os impostos mais pesados do mundo para que nada jamais falte às excelências, suas famílias e agregados. Ele tem razão também quando diz que a atual crise não é sua, mas do Senado. Num senado decente, ninguém lhe daria bom dia, e os demais senadores teriam vergonha de serem vistos em sua companhia. Pois lá não só o elegem presidente da casa, como fazem questão de abraçá-lo depois de um discurso sem-vergonha como aquele de terça-feira".

A posição adotada por ROMEU TUMA, que ainda não conseguiu "ver" elementos capazes de justificar uma investigação envolvendo JOSÉ SARNEY, também não surpreende, pois o corporativismo sempre esteve na ordem do dia do Senado, e além disso, ele não vai dar um tiro no pé, pois como noticiou a revista VEJA, seu nome já foi citado como um dos possíveis envolvidos no esquema de corrupção que controla todos os contratos da instituição!

A demissão de 2 (dois) diretores e a anulação de um único ato secreto no universo dos 663 (seiscentos e sessenta e três) atos da mesma natureza até aqui encontrados demonstra, sem nenhuma sombra de dúvida, que vai acontecer o que sempre aconteceu quando se apura a corrupção política no BRASIL: NADA!!!

Do presidente "deççe noçço paiz", que afirmou ao lado de BLAIRO MAGGI, o maior desmatador da AMAZÔNIA, que "ninguém pode ficar dizendo que ninguém (sic) é bandido porque desmatou"; que declarou apoio incondicional ao golpista AHMADINEJAD, e agora diz que o BRASIL "tem coisas mais importantes para discutir" do que a vergonhosa situação do Senado, não há muito que registrar.

Gostaria apenas de avivar sua memória para um pequeno detalhe: a moralidade do serviço publico deveria ser encarada, principalmente por ele, PRESIDENTE DA REPÚBLICA, como uma "causa nacional" sim, porque esta circunstância é imposição da Constituição Federal (artigo 37) e tema que interessa a toda a sociedade brasileira!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Apenas um detalhe oportuno, Carlos. Os dois diretores (fantoches) não foram demitidos e sim exonerados da FUNÇÃO de chefia.

    Continuam funcionários do Senado Nacional, sendo pagos com o nosso suado dinheirinho.

    ResponderExcluir
  2. Alguém precisa dizer ao presidente "deççe paiz" que a imoralidade e corrupção que assolam o serviço público e toda a classe política brasileira são questões cuja discussão interessa a toda a sociedade brasileira!!!

    Pelo amor de Deus, presidente. Nós já não temos dúvida de que você, desgraçadamente, vai eleger o seu sucessor, até porque você "comprou" a massa miserável "deççe paiz" com a esmola do bolsa família. Mas não zombe da minoria mais informada. Nós não nos deixamos enganar pelas suas sandices, pela sua ignorância, pelo seu fanatismo pelo poder. Aliás, o AHMADINEJAD perto de você, presidente, é fichinha!!! Se liga, LULA, porque a história vai te cobrar lá na frente!!!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!