10 fevereiro 2010

Pau que bate em Chico tem que bater em Francisco!




O General MAYNARD MARQUES DE SANTA ROSA, cidadão alagoano, ex-Comandante da 10ª Brigada e da 7ª Região Militar - 7ª Divisão de Exército, e que ocupava o cargo de chefe do Departamento-Geral de Pessoal do Exército, foi exonerado por NELSON JOBIM, o prepotente Ministro da Defesa, por causa dessa carta:



"A COMISSÃO DA “VERDADE”?


A verdade é o apanágio do pensamento, o ideal da filosofia, a base fundamental da ciência. Absoluta, transcende opiniões e consensos, e não admite incertezas.

A busca do conhecimento verdadeiro é o objetivo do método científico. No memorável “Discurso sobre o Método”, René Descartes, pai do racionalismo francês, alertou sobre as ameaças à isenção dos julgamentos, ao afirmar que “a precipitação e a prevenção são os maiores inimigos da verdade”.



A opinião ideológica é antes de tudo dogmática, por vício de origem. Por isso, as mentes ideológicas tendem naturalmente ao fanatismo. Estudando o assunto, o filósofo Friedrich Nietszche concluiu que “as opiniões são mais perigosas para a verdade do que as mentiras”.

Confiar a fanáticos a busca da verdade é o mesmo que entregar o galinheiro aos cuidados da raposa.

A História da inquisição espanhola espelha o perigo do poder concedido a fanáticos. Quando os sicários de Tomás de Torquemada viram-se livres para investigar a vida alheia, a sanha persecutória conseguiu flagelar trinta mil vítimas por ano no reino da Espanha.

A “Comissão da Verdade” de que trata o Decreto de 13 de janeiro de 2010, certamente, será composta dos mesmos fanáticos que, no passado recente, adotaram o terrorismo, o seqüestro de inocentes e o assalto a bancos, como meio de combate ao regime, para alcançar o poder.

Infensa à isenção necessária ao trato de assunto tão sensível, será uma fonte de desarmonia a revolver e ativar a cinza das paixões que a lei da anistia sepultou.

Portanto, essa excêntrica comissão, incapaz por origem de encontrar a verdade, será, no máximo, uma “Comissão da Calúnia”.

General do Exército Maynard Marques de Santa Rosa"


O que disse o General, além da verdade? Como se pode atribuir a uma "comissão" formada até mesmo por alguns "subversivos" de ontem o poder de julgar o comportamento de quem estava do lado contrário da luta que eles enfrentavam? Estávamos em uma revolução, e é claro, muitos desmandos e até mesmo crimes foram cometidos, mas pelos dois lados! Por que punir agora apenas um dos infratores? Se o objetivo é apurar, apuremos os ilícitos cometidos pelos dois lados, sem esquecer, queiramos ou não, que os militares representavam o poder instituído à época. Logo, quem pegou em armas para enfrentá-los feriu a lei, ainda que de exceção, comportamento jamais adotado, por exemplo por brasileiros ilustres como TANCREDO NEVES e ULYSSES GUIMARÃES, que venceram a ditadura dentro da legalidade.

Ademais disso, onde está a democracia que rege os destinos do país? Por que o General não pode expressar seu ponto de vista acerca do mostrengo criado pelo governo sob o título de "Comissão da Verdade"? Que "verdade"? A do passado? E a verdade do presente? E a corrupção que enlameia desde os primeiros dias o governo Lula e seus mais proeminentes aliados, como JOSÉ SARNEY? Essa não interessa? Por que não fazemos um pacote só e julgamos tudo de uma vez? Vai faltar cadeia, com certeza...

Mas ainda que fossemos viver apenas de punições pelos delitos do passado, e os guerrilheiros JOSÉ DIRCEU e JOSÉ GENOÍNO? Quem assaltou bancos e sequestrou inocentes, isso prá lembrar o menos, agora é um herói?





Se a "Comissão da Verdade" realmente funcionar, como ficará a situação de DILMA ROUSSEFF, candidata do Planalto à Presidência da República, cuja ficha, que ela se apressará a chamar de falsa, registra inúmeros assaltos a bancos e até à casa de ADHEMAR DE BARROS, à época Governador de São Paulo? E o planejamento do assassinato do capitão CHARLES R. CHANDLER anotado em sua ficha?

Na verdade, e a nação precisa acordar, estamos caminhando para uma situação idêntica à da Venezuela, onde a liberdade de expressão só existe para os "cumpanheiros". Se o objetivo é fazer justiça, que se abra a "caixa de Pandora". Pau que bate em Chico, tem que bater em Francisco!!!

Se deixarem, o blog volta na próxima postagem...

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. As mãos que hoje se empenham em revirar a sucata de chumbo e pólvora mofada nos porões,parecem preferir que a casa grande seja tomada por fantasmas quando todos esperam a remissão dos pecados,e que eles sejam entregues a DEUS.Existem
    assombrosos "Mortos-Vivos"(no duplo sentido),que não são vistos pois vivem nos arquivos recentes dos jornais e memórias de Brasileiros que vão poder usar a melhor arma contra tudo isso:- A DEMOCRACIA DO VOTO!

    o uso da política do medo,da "CAÇA AS BRUXAS"agora,não combina com as aspirações do povo brasileiro,que prefere escolher seus mandatários bem vivos e vanguardistas.Afinal...estamos no século 21 à dez anos!

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão, Elcio. O que a sociedade brasileira quer é caminhar para a frente, não "revirar a sucata de chumbo e pólbora mofada nos porões. Isso cheira muito mais a vingança, e ela sempre tem um gosto amargo.

    Parabéns ao blog por abordar o assunto e emitir uma opinião, ao contrário de muitos outros, que só estão estampando a carta do general.

    ResponderExcluir
  3. Eu também concordo com o Elcio, até porque, como muito bem frisou o blog, "se o objetivo é fazer justiça, que se abra a "caixa de Pandora". Pau que bate em Chico tem que bater em Francisco!!!" Buito bem colocado.

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrs Na minha primeira postagem, eu falei que antes de ser bloqueada gostaria de aplaudir o Carlos Roberto de pé. A postagem acabou não saindo (deve ter sido bloqueada rsrsrsrsrsr).
    Mas sério agora. Isso é apenas mais uma estratégia "deçe" governinho de chamar a atenção para outros pontos. Aqueles que sofreram perdas de entes queridos durante as turbulências da ditadura já estão recebendo as devidas indenizações. Mas mesmo assim, esses entes queridos sabiam o risco que estavam correndo. Como diz o dito popular, se entrar na chuva é para se molhar. Infelizmente, todos os ideais têm preço alto.
    Só acho que não deve haver 2 pesos e 2 medidas. Caçar militares de 80 anos me parece ridículo. Muito mais viável seria caçar candidatas guerrilheiras à presidência da república. Roubar e sequestrar não são ideologia - são falta de moral.

    ResponderExcluir
  5. Eu também dou os meus parabéns ao Carlos Roberto pela postagem.

    Mesmo que reconhecer isso não nos agrade muito, a revolução instalou um sistema, a ditadura. Estávamos sob a égide desse sistema, e quem pegou em armas para enfrentá-lo, o texto registra muito bem, "feriu a lei". É a mesma coisa de hoje: vivemos em um regime democrático e quem atentar contra ele, vai atentar contra a lei.

    É realmente ridículo pensar em sair por aí caçando ex-militares (porque nem na ativa estão mais) de 80 anos ou mais. Além disso, se isso viesse a acontecer, as indenizações recebidas por algumas vítimas ou seus parentes deveriam ser devolvidas, ou não?

    Perfeito o fecho da postagem: "Na verdade, e a nação precisa acordar, estamos caminhando para uma situação idêntica à da Venezuela,onde a liberdade de expressão só existe para os "cumpanheiros". Se o objetivo é fazer justiça, que se abra a "caixa de Pandora". Pau que bate em Chico tem que bater em Francisco!!!".

    ResponderExcluir
  6. Acho que o ponto mais importante do post está no trecho que eu repito abaixo. Não preciso dizer mais nada!

    "O que disse o General, além da verdade? Como se pode atribuir a uma "comissão" formada até mesmo por alguns "subversivos" de ontem o poder de julgar o comportamento de quem estava do lado contrário da luta que eles enfrentavam? Estávamos em uma revolução, e é claro, muitos desmandos e até mesmo crimes foram cometidos, mas pelos dois lados! Por que punir agora apenas um dos infratores? Se o objetivo é apurar, apuremos os ilícitos cometidos pelos dois lados, sem esquecer, queiramos ou não, que os militares representavam o poder instituído à época. Logo, quem pegou em armas para enfrentá-los feriu a lei, ainda que de exceção, comportamento jamais adotado, por exemplo por brasileiros ilustres como TANCREDO NEVES e ULYSSES GUIMARÃES, que venceram a ditadura dentro da legalidade.

    Ademais disso, onde está a democracia que rege os destinos do país? Por que o General não pode expressar seu ponto de vista acerca do mostrengo criado pelo governo sob o título de "Comissão da Verdade"? Que "verdade"? A do passado? E a verdade do presente? E a corrupção que enlameia desde os primeiros dias o governo Lula e seus mais proeminentes aliados, como JOSÉ SARNEY? Essa não interessa? Por que não fazemos um pacote só e julgamos tudo de uma vez? Vai faltar cadeia, com certeza...".

    ResponderExcluir
  7. O Brasil, como outros países da América do Sul, está vivendo um novo tipo de ditadura, uma ditadura civil, aqui introduzida pelo que há de pior no PT, um partido que poderíamos comparar ao "Cavalo de Tróia": por fora, a aparência de democrata, mas com a barriga cheia de ladrões, políticos corruptos e ex-guerrilheiros interessados apenas no lucro fácil e na desforra.

    Esse governo é mantido por alguns membros das próprias forças armadas que infelizmente se venderam para essa quadrilha.

    Parabéns General Santa Rosa. Mais uns três generais como o senhor e essta pouca-vergonha estaria liquidada! Mas quem sabe?...

    ResponderExcluir
  8. Exmo Senhor Gen Maynard Marques de Santa Rosa, apoio incondicional. Força e Honra.

    Brasil Acima de Tudo.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!