18 abril 2010

Heróis anônimos



De acordo com a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do município, morreu neste sábado(17/04) mais uma vítima das chuvas no Rio de Janeiro. PEDRO JÚNIOR RIBEIRO, de 16 anos, não resistiu aos ferimentos. Ele estava internado no Hospital Souza Aguiar, no Centro da cidade, desde o dia 5 de abril. A mãe e irmãos do adolescente morreram soterrados no deslizamento de terras ocorrido no Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, no Centro do Rio.



Com a morte de Pedro Júnior, são 256 vítimas das chuvas no Estado, 69 só no Rio. Outras 167 pessoas morreram em Niterói, na Região Metropolitana, 45 só no Morro do Bumba. Já São Gonçalo registrou 16 vítimas fatais.


E mais pessoas não morreram, temos absoluta certeza, pela ação rápida, corajosa e incansável dos heróis anônimos do Corpo de Bombeiros!


O Corpo de Bombeiro Militar do Rio de Janeiro é o mais antigo do Brasil. Foi fundado no ano de 1856, pelo Imperador D. Pedro II, após a ocorrência de inúmeras tragédias, como os incêndios do Teatro São João, em 1851 e 1856. Nessa época o Imperador decidiu organizar o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, reunindo sob uma mesma administração as diversas seções que até então existiam (nos Arsenais de Guerra e de Marinha, Repartição de Obras Públicas e Casa de Correção).


Tem como principal missão a execução de atividades de defesa civil, prevenção e combate a incêndios, buscas, salvamentos e socorros públicos no âmbito fluminense. É Força Auxiliar e reserva do Exército Brasileiro, e integra o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Brasil. Seus integrantes são denominados militares dos Estados pela Constituição Federal de 1988, assim como os membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.


De uns anos para cá, porém, a Corporação vem assumindo uma outra responsabilidade: revolver os escombros dos deslizamentos incentivados na busca do voto e deles retirar os corpos sem vida das vítimas da incompetência, omissão e corrupção dos nossos governantes. Essa função não estava prevista na Constituição Federal. Eles a assumiram por respeito à dignidade humana, sentimento que a quadrilha política instalada no país desconhece!


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Não dá pra esperar até amanhã. Os bombeiros são os meus heróis reais. A gente adora ver um herói de filme americano, salvando todo mundo, descendo prédios no rapel, enfrentando chamas, mas esquecemos que os nossos bombeiros fazem isso todos os dias.
    Se tem um imposto que eu pago com o maior prazer é a taxa de incêndio.

    ResponderExcluir
  2. Esses são heróis verdadeiros.
    Muitos têm como heróis, figuras fictícias que não existem...
    São meus heróis tb

    ResponderExcluir
  3. Hoje eu li uma reportagem humana, na Veja, sobre alguns bombeiros da elite que tem experiencias em situações extremas. Alguns deles estiveram recentemente no Haiti e agora nos morros do Rio e Niteroi.
    Grandes herois, viva a eles!

    ResponderExcluir
  4. É verdade. Muita gente tenta posar de salvador dos miseráveis quando estas tragédias ocorrem, mas heróis de verdade são os bombeiros.

    ResponderExcluir
  5. Heróis, sim! Mais heróis que ninguém!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!