19 maio 2010

A LUTA DO PADRE CHIERA


Vocês podem achar que eu não tenho nada para fazer e fico perambulando por Nova Iguaçu à procura de algum assunto ou acontecimento interessante, mas não é assim que a banda toca. O mês de maio, inclusive, tem sido um dos mais complicados para mim em termos de trabalho.

O problema é que o meu escritório fica praticamente em frente à Prefeitura da Cidade Nova Iguaçu, razão pela qual sou o que se pode chamar de “testemunha ocular” de algumas manifestações, que não me interessam se têm caráter político, mas atraem a minha atenção quando o seu objeto é a defesa de pessoas menos protegidas, principalmente crianças.

Por isso postei dias atrás o texto intitulado O BANQUETE DA FOME, onde me referi à omissão do Executivo municipal, que há meses atrasa o repasse de verbas, prejudicando centenas de crianças que dependem das creches comunitárias até para se alimentar.


Hoje uma nova manifestação aconteceu. Desta vez quem empunhava um microfone e protestava contra o governo municipal era o padre RENATO CHIERA, a quem eu não conheço pessoalmente, mas que é figurinha carimbada na comunidade iguaçuana.

Em 1983, na garagem de sua casa em Miguel Couto, periferia de Nova Iguaçu – RJ, ele se deparou com um garoto conhecido como Pirata, que estava sendo caçado pela polícia. Mais tarde, Pirata foi assassinado em frente à casa paroquial onde tinha sido acolhido. Num só mês, trinta seis meninos e meninas também foram mortos na paróquia de São Miguel Arcanjo. Um dos adolescentes, marcado para morrer, questionou o padre: "Vocês não fazem nada? Vão nos deixar morrer?"


Para acolher os meninos de rua padre RENATO usou inicialmente a sua própria casa, depois numa pick-up, na garagem e por último numa sala construída com a ajuda de amigos italianos. Nasceu assim a CASA DO MENOR SÃO MIGUEL ARCANJO (veja a foto de introdução do texto), um trabalho que resgata vidas e vem se tornando referencia no Brasil e no mundo.


Até aí, tudo bem! Vocês devem estar querendo saber qual o motivo do protesto do padre RENATO, não é isso?




A foto acima ajuda a tirar as dúvidas! Basta transcrever o que nela está escrito:


"HÁ QUASE 03 ANOS O MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU
NÃO REPASSA NADA PARA OS ACOLHIDOS

DA CASA DO MENOR SÃO MIGUEL ARCANJO"


Daqui em diante eu prefiro me calar e apenas repetir o fechamento do texto O BANQUETE DA FOME, até porque o fato que gerou o protesto de hoje é o mesmo dos protestos de ontem, de anteontem, da semana passada, do mês que se foi, do ano que acabamos de viver: a omissão política!

Vamos fechar?

"Esse é o tratamento que os políticos dão ao povo da Baixada Fluminense. Essa é a atenção que a atual prefeita Sheila Gama, e o ex-prefeito Lindberg Farias, que quer ser o "senador da Baixada Fluminense" dão à gente pobre e necessitada de Nova Iguaçu.




Mas as eleições estão aí, e eles, os candidatos, inclusive Lindberg Farias, vão começar a bater às portas dos miseráveis novamente, pedindo seus votos, seu apoio, na ânsia de manter o poder por mais quatro anos. Para tanto, não duvidem, eles não vão medir esforços: vão abraçar e beijar cidadãos e cidadãs comuns e carregar pelas mãos (ou pelo dedo, como faz Lindberg na foto acima) as mesmas crianças que hoje estão impedidas de freqüentar as creches comunitárias por causa de seus atos de omissão e corrupção.

Com a palavra o eleitor da Baixada Fluminense!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO ROBERTO, mais uma vez tenho a oportunidade de ler um artigo seu voltado aos reclames dos cidadãos de bem. O caso em tela retrata o descaso do administrador municipal e demais dirigentes do estado e união, o que é lamentável e nos deixa deveras entristecidos com a falta gravíssima. Porém, ainda é tempo para os comunitários fazerem um levante respeitoso e se juntarem a você e demais cidadãos com vista a reverter esse quadro caótico que deseja permanecer à frente de tão importante município, é hora de dar um basta... Faço votos que todos sejam solidários as reivindicações do padre Renato Chiera, por serem pautadas na decência e voltadas para o bem da comunidade.
    Parabéns por mais um grito de alerta junto a todos os cidadãos de Nova Iguaçu!
    Parabéns por sua louvável iniciativa em divulgar tão importante acontecimento!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  2. Olá Meu Amigo!
    Sem dúvida alguma esse assunto merece toda a nossa atenção!
    Infelizmente, por mais que façamos protestos de reivindicações ou de indignação, esse tipo de descaso espalha-se por todo o Brasil, como um câncer, uma praga, uma epidemia.
    Só temos como arma isso mesmo: nossa voz (rouca e cansada), nossos faixas, nosso blog, nossa corrente de solidariedade.
    Espero que a Casa do Menor São Miguel Arcanjo seja vista e ouvida, não só por esses miseráveis políticos, mas todos que ainda possuem coração.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!