06 julho 2010

INIMIGOS DO SABER



O jornal O Globo (06/07) exibe matéria onde afirma que "o mau desempenho do Rio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009, divulgado no último fim de semana pelo Ministério da Educação (MEC), apresenta resultados ainda mais preocupantes se forem levadas em conta apenas as escolas estaduais e desconsideradas as instituições de ensino privadas. No caso do ensino médio, em que a situação é mais grave, o índice geral fluminense, de 3,3, cai para 2,8 na rede pública estadual. Nota menor do que a meta definida para o estado (2,9), e que põe o Rio na penúltima posição entre os estados brasileiros nesse ranking, à frente apenas do Piauí e empatado com Alagoas, Amapá e Rio Grande do Norte".

Há muito tempo, por pura incompetência e falta de interesse político, até porque o voto fica mais fácil quando o eleitor é menos esclarecido, o Rio de Janeiro e demais Estados da Federação enfrentam a má qualidade do ensino em todos seus segmentos.

Baixos salários, falta de treinamento e reciclagem profissionais, insegurança, são alguns dos fatores que levam o professor, na minha opinião o personagem mais importante no desenvolvimento social e educativo de qualquer criança, a perder a interesse pelo que faz e até mesmo abandonar o magistério.

Mas nem tudo está perdido! A mesma reportagem mostra que "na Penha Circular, bairro da Zona Norte do Rio que está apenas 72 posição entre os que têm maior IDH na cidade, fica a Escola Municipal João de Deus, unidade com a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todo o estado. O colégio é de infraestrutura simples - sequer tem quadra esportiva ou auditório. Professores do João de Deus, que tem 314 alunos entre 4 e 11 anos, contam que o sucesso tem receita simples: obrigar o contato com a literatura, incentivar a produção de textos para praticar a língua e promover mais reuniões com os pais.

- Temos projeto de desenvolver o gosto pela leitura, desde a pré-escola até o quinto ano. Uma vez por semana, os alunos são obrigados a pegar dois livros de literatura para ler em casa - conta a diretora da escola, Luciana Landrino.

Se o Ideb fosse um campeonato, daria para dizer que a escola da Penha Circular joga com o regulamento debaixo do braço, ao incentivar a leitura. Interpretação de texto e gramática são dois dos três temas aferidos nos alunos - raciocínio lógico-matemático é o terceiro. A nota da escola (7,8) é bem maior que os 4,7 da média do estado.

Outra invenção do colégio é o "Correio escolar". No refeitório, há uma caixa em que os alunos devem depositar, toda semana, uma carta para o colega de sala. Um carteiro mirim se encarrega de fazer as entregas, e os textos são lidos em voz alta. A necessidade da escrita disciplinada, sem os neologismos dos e-mails, faz as crianças evoluírem no uso do português.

- Na João de Deus nunca tem aluno fugindo da escola, como vejo nas outras. Demorei um ano para matricular minhas duas filhas aqui, é concorrido. $de morar em Brás de Pina (bairro vizinho), prefiro que elas estudem na João de Deus, porque elas passaram a gostar de ler e a disciplina é mais rígida - conta a dona-de-casa Nilva Gonçalves Pires.

A diretora explica que não pode entrar aluno de chinelos, por exemplo. É uma forma de as crianças se sentirem bem tratadas pelos pais. As reuniões com os responsáveis são mais frequentes que em outras escolas da rede pública.

- Hoje em dia, os pais passam a responsabilidade da educação para a escola. Nas reuniões, explicamos que não é assim - diz a diretora Luciana.

A exemplo do que já houve em 2007, os funcionários esperam ganhar a gratificação do 14 salário, por causa de outra boa colocação no índice. Em média, um professor ganha R$ 983,80 para dar aula numa escola municipal como a vencedora do Ideb".

Parabéns à direção, professores e funcionários da Escola Municipal João de Deus. Eles conseguem provar que o sucesso de qualquer atividade está no amor, no interesse e na responsabilidade com que ela é exercida.

Por outro lado, é incompreensível que um país como o Brasil, interessado em se projetar como uma das maiores potências do mundo, não tenha o mesmo empenho na educação de seus filhos. É lamentável que o governo do Estado do Rio de Janeiro, cidade rica em belezas naturais e berço de culturas diversas, não se envergonhe de ostentar a posição que ostenta no ranking da educação nacional. É triste perceber como é pequena a importância que os nossos políticos dão à educação, único e mais seguro meio de desenvolvimento de uma nação.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Lembremos dessa e de outras reportagens quando aparecerem lindos informativos na TV e no rádio, sobre a melhora no ensino e do incentivo que é dado à educação. Não esqueçamos!!!
    Mas gostei da ideia do "correio escolar".
    Parabéns!!!

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Saudações!
    Amigo Roberto:
    Com sinceridade, eu gosto de ler as suas matérias porque sempre traz algo de construtivo e esclarecedor, e depois, você aborda temas complexos que poucos têm conhecimentos e coragem para tanto.
    A sua matéria destaca alguns conceitos importantes, que deveriam ser aplicados em muitas escolas, por exemplo, a do correio escolar, projeto para desenvolver o gosto pela leitura etc.
    Meu amigo, não fique triste com os números dos resultados atribuídos ao rio de Janeiro. Primeiro é que não se sabe até que ponto são verdadeiros, segundo é que nesse país, funciona a industria da maquiagem, da adulteração de dados, onde de manhã, ou num dia autoridades apresentam um número, e depois de dias ou anos demonstram outros, e se você for se debruçar numa pesquisa mais apurada junto as próprias publicações oficiais vai encontrar aos abismos.
    Tudo isso, amigo, tem uma origem. Os inimigos do saber encontram-se de plantão a serviço de sanguessugas desse povo amado, escritórios voltados para elaboração de projetos voltados a sacar, “abiscoitar” e “carimbar” e surrupiar verbas públicas das escolas localizam-se nas cercanias do planalto, e o pior, os politiqueiros de plantão, mesmo antes de elaboram um simples requerimento, previamente remanejam a seus bel prazeres rubricas do orçamento da união, e bem antes da publicação fazem o casamento, -lobistasxdeputadosxsecretariosx- e quando se é destinada aos pequenos municípios, aí é que deitam e rolam os prefeitos. Tem alcaides que não larga as atas assinadas do “conselho municipal de educação” na pasta, qualquer alteração fazem-na até por email e assim que os inimigos da educação, digo inimigos não, saqueadores e ratos da educação atuam. Esses “conselhos” cujos membros, são indicações desses prefeitinhos hipócritas que atuam a serviço geralmente de um poderoso deputado federal ou ligado a grupos especializados cujos tentáculos vão do Oiapoque ao Chuí.
    Autoridades sabem muito bem como funciona tudo isso, o que estou lhe dizendo é somente uma variante de como atual esses indivíduos que pousam de salvadores da pátria, e o pior em nome de um bem precioso, a educação. Enquanto isso esses é o quadro que pintaram, que em verdade não se sabe ate que ponto é verdadeiro, eu acho que é muito pior, não só aí no rio, mas, em todo o Brasil.
    E a criança, a clientela estudantil fica a reboque, porque não chega à escola o montante de recursos que deveria chegar, é o livro que não chega, a biblioteca que não foi construída, o gás que falta, a reforma que não acontece, o traficante atuando na porta da escola livremente, tudo isso meu amigo, desestimula o estudante, perde a estima, afora milhões de professores sem uma condição decente para desenvolverem seus trabalhos.
    Bem, esse é o comentário de um analfabeto que aprendeu muito pouco debaixo de uma árvore, não freqüentei uma escola, não tenho formação, sou um apedeuta, mas, é assim que eu leio a situação educacional do meu país.
    Desculpe-me a redundância e pelo longo comentário.
    Parabéns por mais uma excelente matéria.
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. E isso aí, Sérgio!

    O melhor para que nossas lembranças se avivem é o da eleição que se aproxima. É a hora da resposta!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  4. Lison:

    Não me peça desculpas pela "redundância" ou tamanho do seu comentário, por favor!

    Eu é que deveria pedir desculpas a você e a milhares de brasileiros por esse país afora por nunca ter feito nada para impedir (ou pelo menos tentar) que os fatos que você narra acontecessem. O país inteiro sabe disso, mas não se levanta, não se opõe, não grita, não luta!

    Enquanto isso, aos olhos de toda a Nação, a canalhada política se apodera do país. Pode parecer meio idiota, Lison, mas eu ainda acredito na verdade e na justiça. Talvez não tenha tempo de a chegada delas, mas elas virão, com certeza!

    Você pode não ter formação escolar, mas diplomou-se na vida, cara! E eu me orgulho de ser seu amigo!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Quero Parabenizar os autores do Blog, Carlos Roberto e AnaKris, pela criação, seriedade e diversidade dos assuntos aqui tratados.

    Leio os jornais, vejo as notícias e corro para ler o "..Dando Pitacos" e saber de forma mais aprofundada os "meandros" das notícias que não lemos nem ouvimos na mídia escrita e falada.

    Sinto-me orgulhoso de vocês pela iniciativa e coragem de estimular a discussão de temas tão mal explorados por nossos "famosos" meios de comunicação e venho indicando da maneira que posso esse meio alternativo como forma de observar e analisar um novo ângulo da verdade.

    Mais uma vez Parabéns....Palmas para vocês!

    PAULO DINAMARCO

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Paulo!

    Hoje postei um texto onde onde se lê que a felicidade está nas coisas simples da vida. Eu acredito nisso, e apesar de alguns erros cometidos pelo caminho, procurei fazer da minha existência algo simples, sem sonhos e idéias mirabolantes.

    Por isso, pode acreditar, meu coração fica muito feliz quando alguém reconhece o trabalho que estamos tentando fazer aqui no Dando Pitacos. Você acaba de me mostrar que a felicidade realmente está nas coisas mais simples do nosso dia-a-dia. E a minha cota de felicidade de hoje chegou com o seu comentário!

    Obrigado e um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!