16 novembro 2010

Câncer de próstata: estaríamos perto da cura?

Segundo matéria publicada pela Veja, o câncer de próstata, doença que matou 12.000 brasileiros só no ano de 2008, pode deixar de ser um pesadelo para os homens.

A equipe do médico Yong-Jie Lu, do Institute of Cancer at Queen Mary University, em Londres, publicou uma pesquisa no periódico Cancer Research, afirmando que uma mutação genética causada pela exposição aos hormônios masculinos, como a testosterona, é a responsável pelo surgimento da doença. De acordo com ele, falta descobrir os mecanismos de controle desses hormônios como prevenção e novas formas de tratamento da doença.


Segundo membros da equipe, a mutação do tipo específico de gene que causa esse tipo de câncer acontece quando o DNA de diferentes partes do cromossomo da célula se fundem. Essa reação inesperada entre os genes é reflexo da exposição aos hormônios masculinos e significa o começo do desenvolvimento do câncer de próstata.

- A fusão do gene TMPRSS2:ERG, detectada em 50% dos casos da doença, é o tipo mais comum encontrada em doenças malignas humanas - afirmam os pesquisadores.

Segundo Yong-Jie Lu, a descoberta é o primeiro passo para a melhoria dos tratamentos de prevenção desse tipo de câncer, e, possivelmente para a cura da doença.

- Se nós conseguirmos controlar os níveis dos hormônios andrógenos, há uma grande possibilidade de que possamos ajudar milhares de homens, especialmente aqueles que estão no grupo de risco por terem histórico familiar da doença - diz Yong-Jie.

Mais uma esperança para milhares de pessoas em todo o mundo. Mais uma conquista da ciência!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Materia como esta, eu a considero como utilidade publica é já estou indicando,
    abçs Amigo Carlos e parabéns pela informativa postagem,

    MARIVAN

    ResponderExcluir
  2. Agradeço sua iniciativa, Marivan (Blog Rádio)!

    Eu também acho que as postagens de interesse geral ou de boa parte da sociedade deveriam ser divulgadas. Sempre que encontro uma notícia com estas características, eu indico.

    Muito obrigado pela ajuda, mais uma vez!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!