31 dezembro 2010

Viva cada momento do Novo Tempo!

Alguns trechos dessa mensagem estão no vídeo Cidade dos Anjos, que editei e postei no YouTube, mas como nem todos acessam aquele portal, resolvi repeti-los aqui no Dando Pitacos, na composição de um texto com um recado para 2011, o Novo Ano que se inicia. É um recado pela vida, de esperança no Novo Tempo que virá!

A vida passa rápido, muito rápido. Cada dia, hora ou minuto que vivemos são especiais, porque podem não acontecer novamente.

Por isso, não guarde aquela camisa nova ou o seu melhor perfume para uma ocasião mais sofisticada. Use-os para ir à farmácia, ao cinema, à banca de jornais ou a qualquer outro lugar. Você não é dono do seu tempo.

Preocupe-se menos com o chinelo fora do lugar ou com a camiseta que ficou na cadeira, e muito mais com a sua família e os amigos, que são raros, mas existem. Passe mais tempo com eles. Procure conhecê-los melhor e dê a eles a chance de também te conhecer um pouco mais.

Se possível, use copos de cristal, e role de rir quando eles se quebrarem. Afinal, o que é um simples um copo de cristal diante de mais um momento vivido?

Sente-se na soleira da sua porta ou debruce na janela do seu apartamento e olhe para o céu. Se você tiver um jardim, aproxime-se dele e não as flores simplesmente. Preste atenção nelas!

Você vai perceber como é bela a Natureza, e que a vida nos foi dada pra ser apreciada, não para ser transformada num ato de sobrevivência.

Olhe nos olhos de uma criança que sorri. Você vai encontrar a paz! Mas se ela estiver chorando, não fuja dos olhos dela. Talvez ela precise da sua ajuda. Ajude-a!

Tanto quanto possível, apague do seu Aurélio ou outro dicionário qualquer as expressões “se”, “um dia” ou “quem sabe”. Viva o que puder viver hoje. Dentro dos limites do razoável, claro, faça agora tudo o que você puder fazer...

Não corra o risco de deixar para “um dia” aquele bilhetinho ou recado que por um motivo qualquer você quer enviar a alguém. Ou o abraço que você tem vontade de dar num parente, amigo ou conhecido. Ou, porque não, naquela pessoa de quem você "não gosta muito", porque acha que ela também não gosta de você.

Não permita que nada o impeça de expressar a sua opinião. Nunca deixe de externar os seus sentimentos. E jamais, em nenhuma hipótese, tenha vergonha de revelá-los...

Todo mundo sabe que a teoria, na prática, é outra coisa, mas faça um esforço para dar aos outros um pouco mais do que eles esperam de você. E faça isso com prazer, com amor, nunca por obrigação!

Não julgue as pessoas se não quiser que elas julguem você. Não condene sem antes ouvir. Não peça perdão se você ainda não aprendeu a perdoar.

Não vulgarize o amor! Não diga “eu te amo” sem que o seu sentimento seja verdadeiro. A hipocrisia é um dos maiores flagelos da humanidade.

Mas se você estiver amando de verdade, viva esse sentimento com toda a força da seu coração, da sua alma, sem medo dos arranhões naturais. Ninguém se machuca se não viver! Ninguém vive sem se machucar!

Só não deixe que o seu relacionamento seja ditado pela necessidade ou qualquer outra circunstância: o amor tem que ser a razão de tudo, sempre!

Ainda que você não acredite nos sonhos, não zombe de quem espera para viajar num deles.

Não retribua uma ofensa com outra ofensa: o silêncio, às vezes, é a melhor resposta.

Acredite em Deus, sempre e cada vez mais, mas não deixe de fazer a sua parte.

E pra terminar, se você não acredita no ser humano e na construção de um mundo melhor, esqueça o que leu até aqui. Você ainda não aprendeu a viver!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

17 comentários:

  1. Texto muito bonito.
    Feliz Ano Novo,
    Jorge Purgly

    ResponderExcluir
  2. Meu primeiro choro de 2011....está registrado aqui,no teu blog com tuas palavras.
    Lindo!
    Que vc possa escrever muitos textos como esse em 2011 pra nos emocionar e fazer pensar.
    E melhor,me fazer sentir viva!
    Beijo no teu coração

    ResponderExcluir
  3. Valeu, Jorge!

    Torço pra que você também tenha um grande e próspero Ano Novo! Saúde e paz!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Emiliana:

    Não tive a intenção de fazer ninguém chorar, muito menos você, acredite! Mas entendo a sua reação. Ela é própria das pessoas com o seu coração, a sua sensibilidade. Não conheço você pessoalmente, mas teus escritos te revelam. E eu admiro você por isso. De verdade!

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos!

    Obrigada pela mensagem compartilhada! Somos humanos e quando acreditamos que podemos fazer um mundo melhor, então, tornamo-nos anjos aos olhos de quem não acredita mais e muitas vezes despertamos nestas, a fé de que tanto necessitam para continuar sua caminhada! Maravilhosa mensagem e música, que seu ano de 2011 seja repleto de bençãos em sua vida na medida de tudo o que puder crer, assim se fará!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  6. Amigo querido Carlos.
    Meu lindo,graças a Deus que passei na fila da intensidade várias vezes,todas as pessoas que passam pela minha vida são muito amadas.
    Eu amo,amo e amo novamente se for preciso.
    Eu vivo,vivo e vivo novamente se preciso...
    Eu só peço a Deus sempre que me conserve amando e respeitando meus semelhantes sempre,o restante Deus faz por mim...
    Amei a mensagem amigo,linda,linda...
    Feliz 2011,querido.
    Muita Luz ,muito Amor...
    Que os Anjos te cerquem e te guardem sempre...
    Bjos em seu coração com cheirinho de Jasmin.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, Vera:

    O mundo nunca foi e jamais será perfeito, mas pode ser melhorado, não é verdade? Eu acredito, e tentei passar essa idéia com o texto.

    Espero que o seu Ano Novo seja de muita muita saúde e paz!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  8. Carlos, são dicas de bem viver importantes. Não devemos vulgarizar sentimentos, taopouco julgar sem fundamento. O melhor que podemos fazer é semear. Semear virtudes.

    Felicidades a voce e a todos.

    ResponderExcluir
  9. É isso aí, Claudia!

    Viver é preciso, independentemente dos riscos. Cada momento que se vai não mais retorna, por isso ele precisa ser vivido com intensidade.

    Feliz 2011 também pra você!

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  10. Com certeza, Sissym!

    O desprezo pelos sentimentos é uma das razões do total desencontro das pessoas. Ele gera situações muito sérias, com conseqüências muitas vezes irreversíveis.

    Um Ano Novo de muita saúde e paz pra você e toda a sua família!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  11. Um dos melhores texto que já li,parece que foi feito para mim é muito importante viver cada momento sem deixar para amanhã o queres fazer hoje.Como diz seu post para acreditar sempre em Deus mais também fazer a nossa parte.
    Um texto muito sincero e que acontece muito no cotidiano e várias pessoas.

    #Beijos e Sucesso
    http://semfreiosblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo interessante comentário, Mayara!

    Ele só veio acrescentar ao que escrevi!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto! Realmente uma injeção de ânimo para quem lê e grande fonte de reflexão. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelo comentário, Barbara!

    Deixando de lado a modéstia, também acho que o texto ficou muito bom. Comecei a digitar e deixei o coração falar. O resultado foi surpresa pra mim!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  15. Você descreveu bem a maneira como cada um pode melhorar. No final do ano é preciso fazer uma faxina interior, tirando da prateleira o que não é importante e expondo o que há de mais bonito...
    Obrigada por compartilhar.
    Um bom ano para você, com alegrias e paz no coração.
    Meu afetuoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  16. Foi o que fiz, Yolanda!

    Uma verdadeira faxina interior. Joguei fora algumas idéias e sentimentos amarelados pelo tempo e sentei pra digitar o texto: deu no que deu!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  17. muito legal. \@/
    escutem a música da banda Baú de Vidro
    "voltar no tempo"
    www.myspace.com/baudevidro
    abrass

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!