26 janeiro 2011

Morre o ator John Herbert

Um enfisema pulmonar matou o ator John Herbert, de 81 anos, no começo da tarde desta quarta-feira (26/01), no Hospital do Coração, onde ele estava internado desde o dia 5 de janeiro. O velório será realizado por volta das 19:00hs desta quarta-feira, em São Paulo - SP, no Museu da Imagem e do Som - MIS. Amigos da família dizem que o corpo do ator deverá ser cremado, mas ainda não foram definidos data e local.

Além de atuar, Herbert também era produtor e diretor. Ele trabalhou em mais de 30 novelas da TV Globo: Que Rei Sou Eu e Sinhá Moça, foram duas delas. A última foi Três Irmãs. Ele também esteve em Sete pecados, reprisada no ano passado no Vale a pena ver de novo.

Herbert era natural de São Paulo. Ele interpretou a si mesmo na minissérie Um Só Coração (2004), que prestava uma homenagem à capital paulista, que comemorava 450 anos. Trabalhou duas vezes em Malhação: entre 1995 e 1996 fez o personagem Nabuco, e em 2005 viveu o Horácio.

Durante as décadas de 1950 e 1960, Herbert ficou conhecido pela minissérie Alô, doçura (de Cassiano Gabus Mendes), em que atuava ao lado de Eva Wilma, sua esposa durante mais de duas décadas (1955-1976).

Antes de ingressar na carreira artística, John Herbert estudou Direito (1949), na Faculdade do Largo São Francisco. Um ano depois estava no Centro de Estudos Cinematográficos, de Ruggero Jacobbi. Ele chegou a se formar na faculdade e a estagiar em um escritório apenas para "dar uma satisfação a sua família".

Apesar de ter seu nome associado à televisão, Herbert se destacou principalmente no teatro e nos cinemas. A primeira peça de Regina Duarte, Black-out, de 1967, foi produzida por ele. Em 1980, ele dirigiu o filme Ariella, seu primeiro longa como diretor.

Ele estava casado há 30 anos com Claudia Librah. Herbert deixa quatro filhos e cinco netos.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Puxa, que pena, eu particularmente gostava bastante deste ator, adorei o trabalho dele em "Que rei sou eu", eu era pequena ainda mas não perdia um capítulo, apesar de nunca ter assistido uma peça teatral com ele sei que ele era ótimo nos palcos também...Bom agora ele vai brilhar nos palcos de lá, afinal a morte é só uma passagem...bjs :)

    ResponderExcluir
  2. Ele foi um grande ator, Elis!

    Eu também me lembro da atuação dele em "Que rei sou sou". Um personagem marcante!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!