07 março 2011

Dia Internacional da Mulher

Esta é a terceira vez que repito esse texto, primeiro porque, modéstia à parte, achei que ele ficou bom, e depois porque apesar dos avanços da mulher na sociedade mundial, nem tudo é festa, nem tudo é alegria e comemoração. As cenas mostradas no vídeo que ilustra o post Escrivã de Polícia tem as roupas arrancadas e fica nua em delegacia dão bem a idéia disso: se fosse um homem o envolvido no ilícito penal supostamente cometido por ela, o tratamento seria outro, com absoluta certeza!

Mas tudo bem! O mundo comemora amanhã, dia 08 de março de 2011, oficialmente, pela 36ª vez, O Dia Internacional da Mulher, por isso o Dando Pitacos registra o fato, homenageando todas as mulheres do Planeta, mas especialmente a amiga Simone Mascarenhas Mello de Azevedo, a Sissym, por razões que não preciso aqui relatar.

A comemoração ainda não tem 40 anos, mas segundo o texto que aqui estamos reprisando “já tem quase um século de existência e nasceu de um fato trágico, quando 141 (cento e quarenta e um) dos 500 (quinhentos) trabalhadores presentes na Triangle Waist Company, entre os quais mulheres, crianças e adolescentes italianos e judeus europeus, morreram em um incêndio. Ali o mundo começou a enxergar as condições desumanas a que eram submetidos os operários das grandes indústrias, principalmente as mulheres.


Carroça dos bombeiros passa socorre o incêndio que matou mais de 140 mulheres e crianças, em Nova York
(Foto: Wikipédia/Commons)

O primeiro grande triunfo foi alcançado pela União das Moças Trabalhadoras do Vestuário e pela Liga da União das Trabalhadoras, que entre outros avanços, conseguiram obrigar as empresas a manter abertas as suas portas de emergência, o que antes não acontecia, já que os empresários alegavam que isso facilitava a ocorrência de furto de produtos e mercadorias.

De lá pra cá muita coisa mudou, é verdade, mas é preciso avançar nos direitos da mulher, mas não só da mulher branca, bonita, bem nascida e culta, mas também da mulher oriunda das camadas mais pobres da nossa sociedade. Estou me referindo às mulheres, brancas ou negras das comunidades carentes, e às indígenas de todo o país, que hoje nada têm a comemorar! Aliás, nem sabem que a data existe!

A sociedade precisa por fim a conceitos e regras discriminatórias que perseguem e estigmatizam a mulher desde que o mundo é mundo! É preciso, urgentemente, dar um basta na violência contra ela praticada a cada instante em todos os cantos do planeta, mas principalmente em países mais pobres como os do Continente Africano, onde a mulher, sem dignidade em razão das agressões contra ela praticadas, apenas luta para defender a existência miserável!

O blog, como não poderia deixar de ser, rende suas homenagens a todas as mulheres do Brasil e do Mundo, mas pede atenção especial àquelas menos favorecidas pelas condições sociais, geográficas, raciais e religiosas, principalmente as negras e índias!

E em sua homenagem, mulher de todos os cantos do mundo, estou postando a crônica que segundo informações que colhi na internet, foi escrita por Fahed Daher:

"Se a história de Adão e Eva é correta, você, Mulher, é o significado da aventura e da descoberta do mundo. A maça foi o apetite que se transformou em gula para as emoções do amor.... Amor que não sei se Deus sabia que havia criado em você, mas que se criou em você e se manifestou na malícia insegura ou na maliciosa insegurança ou na maliciosa ingenuidade que levou Adão ao pecado... se é que consideramos, mesmo, pecado... Mas uma coisa ficou certa em tudo isto: Você dirige.

Mandar é o atributo dos tiranos que, na insegurança e ou no medo da derrota, impõem ordens, mesmo arbitrárias, quando não só arbitrárias. Você dirige através da insinuação, da persuasão, do carinho da sedução e, sempre que sincera, através do amor. O amor, o suavizador de feras. O feminismo... que algumas vezes se apresenta como partido político ... ou movimento de disputa da masculinidade... ou movimento das frustradas amorosas... não é exatamente o seu carisma.

O feminismo da intelectualidade, da capacitação, da dignificação do sexo, da defesa e desenvolvimento harmônico das suas crias, da igualdade cristã entre as pessoas, independente de sexo, este é o seu destino. Se a meta é a humanidade e para ela o equilíbrio e a paz, não é senão na solidificação da família que se fará o cumprimento do objetivo. A realização pessoal e egoística da autopromoção narcisista tão apregoada pelas figuras dos vídeos, na confusão de amar e desamar, na frustração recebida e causada, sem o objetivo da doação amorosa e sem o objetivo do equilíbrio, não é da sua formação.

Através dos séculos você foi abusada, até que no surgimento do evangelho foram colocadas a Madalena e as Bodas de Canaã a indicarem o verdadeiro caminho da humanidade e o verdadeiro papel cabe a você. A força bruta da masculinidade perdeu valor diante da força da inteligência que criou as máquinas e o novo surto da economia ...

Quando surgiu este momento da inteligência você passou a despontar e passou a ocupar cada vez maior lugar, mais ativo na civilização. A duplicidade do seu valor se evidencia quando a sua meta é a família e a sua inteligência alcança o trabalho no mundo econômico e do mundo do lar e você os concilia. Da análise do gênesis se constata que Deus criou o mundo dentro de uma seqüência de perfeição de formas e de funções. Depois de ter criado o homem, não satisfeito, criou ainda a mulher. Para harmonizar a sua criação não a criou de nenhuma matéria isolada, mas a criou do meio de Adão... nem da cabeça para que não seja tirana, nem dos pés para que não seja escrava, nem do abdômen para que não seja das fermentações, nem dos genitais para que não seja somente o gozo, mas do peito, onde está o sopro da vida no ar que se respira e onde está o coração, fonte da vida que alimenta todo o corpo e vibra com as emoções das alegrias e das tristezas. E na operação da criação não tirou só a costela, com ela veio um naco do coração que faz com que cada homem busque o pedaço de coração que lhe falta.

Deus deu à mulher, o dom da amamentação, com o manancial do alimento, não lá na barriga, mas exatamente no peito, junto ao coração, o mesmo coração símbolo do amor para aconchegar a cria junto à face e fazer com que aquele que dela colhe a vida sinta o seu respirar, seus murmúrios de carinho e carícia, seu palpitar, no acalento dos braços macios e corajosos. O mundo é seu, mulher!

A política é sua, quando você sente que a sua família é o seu carisma e apenas pode bem sobreviver com uma sociedade digna e equilibrada. O maior dos oradores não pode convencer mais do que a sua oração aos pés de Maria ou das suas palavras no aconchego da cama ou das horas de refeição. Você é a poesia, a harmonia, o sonho, a fibra, a luta, a vitória".

Parabéns pelo seu dia, mulher brasileira, mulher do mundo! Parabéns especiais a você, minha amiga Sissym!


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

16 comentários:

  1. Linda homenagem, Carlos!
    Eu daqui também envio a minha solidariedade a todas as mulheres que diariamente são discriminadas, humilhadas, injustiçadas e maltratadas. Um beijo especial para aSissy.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelo apoio, Luísa!

    Não sei como ela vai reagir à menção do seu nome nesta postagem, mas acho que no momento em que se fala de direitos da mulher ela deve ser lembrada.

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  3. É uma linda homenagem, carlos roberto!


    Muito obrigada :)

    A questão dos direitos da Mulher serem tão espoliados, me desculpe a franqueza, se referem mais a certos países do Oriente Médio, nos Cafundós da África, Paquistão, Índia, China...! Hoje, no Ocidente, conquistaram muito espaço! Diria até que mais que os homens!
    Não está no ideal, ainda existe muita mulher nos perrengues, mas isso leva tempo!

    O problema é que ainda há pessoas oportunistas que continuam dizendo que as mulheres são a escória do mundo, pra ganharem vantagens, principalmente as mulheres!

    Não tou sendo machista. Mas pra algumas mulheres, não é interessante o avanço à igualdade pr'as mulheres, porque a idéia de mulheres oprimidas e desrespeitadas vai cair por terra e aí acaba-se a mamata de se fazer de coitadinha, entende?

    Quanto a ganhar menos, mesmo cumprindo a mesma função, aqui no Brasil, não se aplica, quando se trata da mesma empresa! É totalmente errado e ilega. Se acontecer isso, a mulher ganha uma puta indenização!

    E outra: o problema está no registro em carteira! Se você tá registrado como A, mas cumpre função de B, fica complicado. Aí ganha menos, mesmo! É questão de provar na hora de buscar seus direitos! Quantas auxiliares cumprem funções e assumem responsabilidades de enfermeiras-chefe, sem ganhar como uma? Uma assistente-administrativa cumprir funções e assumir responsabilidades de secretária executiva?


    Sou a favor dos direitos da mulher, mas não de oportunidas travestidas de feministas!


    Grande abraço e beijão! :)

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão, Kiara! Muita gente se aproveita do assunto para tirar suas vantagens, como sempre acontece no Brasil com certos grupos. Afinal, tem aproveitador em todo lugar.

    Mas a maioria absoluta das mulheres aqui mesmo no Brasil ainda é discriminada, principalmente na questão profissional. O fato que você aponta é um exemplo clássico.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Carlos, parabéns, como é bom ler e reler e parar um pouco pra refletir como andas as leis, as pessoas, enfim o comportamento humano..Carlos tenho certeza que a Sissym vai gostar, assim como todas as mulheres sente melhor quando de alguma forma sente que existem leis e pessoas amigas por perto.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Neusa!

    É sempre muito importante ter amigos por perto. E ela (Sissym) tem muitos, com certeza!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  7. Carlos,
    Que bom que existem gentis-homens ainda neste mundo. É sempre muito bom receber homenagens, embora eu acredite que um dia só não é muito se compararmos com os outros 364. Bom seria se todos os dias fossem dias internacionais da mulher, dias internacionais do homem, dias internacionais das crianças, dias internaionais dos idosos aposentados, dos animais, do planeta...
    Bom, mas ainda bem que existe ao menos um dia, melhor do que nenhum, não é?
    Obrigada por sua homenagem...
    Bjs
    Telma

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você, Telma, em gênero, número e grau!

    Seria muito bom se todos nós, mulheres, homens, crianças, idosos, crianças, animais, planeta, fôssemos reverenciados 365 dias por ano, mas como isso ainda não é possível, vamos festejando o que é possível festejar.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  9. Pois é, Roberto! Essa informação está no portal Contas Abertas (http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=449):

    "Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Mas, infelizmente, os números da violência contra o chamado “sexo frágil” ainda são preocupantes. Segundo pesquisa realizada no ano passado em 25 estados do país pela fundação Perseu Abramo, em parceria com o SESC, a cada dois minutos cinco mulheres são agredidas fisicamente. E, mesmo com o aumento de 13% das verbas da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), o valor liberado para o principal programa da pasta caiu 22% em relação ao que foi efetivamente gasto no ano passado".

    Como é que a gente pode comemorar?

    Parabéns por mais um tema sério e relevante. Seu trabalho é muito importante.

    Um beijo nessa sua alma combativa!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Lia!

    Sua crítica tem razão de ser, mas o mesmo texto do Contas Abertas (eu fui conferir o link), também anota que "entre as atividades do programa de combate à violência contra as mulheres, a ação de “ampliação e consolidação da rede de serviços especializados de atendimento às mulheres em situação de emergência” foi a mais beneficiada neste ano. Apesar de a dotação autorizada ter diminuído 24% em relação ao que foi gasto ano passado, o valor neste ano corresponde a mais ta metade do liberado para o programa. No ano passado, a ação também foi a mais bem executada, atingindo a cifra de R$ 35,9 milhões. O projeto assegura atendimento adequado, humanizado, integrado às mulheres em situação de violência nos serviços públicos especializados".

    Os programas de proteção à mulher do governo precisam ser melhorados, mas não se pode negar que muitas mudanças (pra melhor) vêm ocorrendo nos últimos anos, principalmente em função da pressão da sociedade. E a pressão tem que continuar. A sociedade precisa se mobilizar cada vez mais em torno do assunto.

    Alguém já me disse aqui no blog (não me lembro exatamente em que post) que a gente tem que parar de latir e começar a morder. Faz sentido!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  11. Meus cumprimentos pelo texto, tão consciente.
    Estou eu aqui, pensando em uma homenagem à mães da escola em colaboro.
    Minha reflexão é essa mesmo: Eu tenho muito o que comemorar SIM. Nós temos. Mas a verdade é essa: muitas mulhers não têm. A porcentagem maior são crianças que os pais não ajudam com as despesas dos filhos; nem aparecem. Mães que sofrem (muito) para colocar não apenas comida, remédio, roupas, mas que lutam pela sobrevivência - Sua, primeiramente, para poder cuidarem dos filhos.
    Então, comemorar o dia da mulher...POR SER MULHER que sofre? Ah, porque VIVE. É isso!
    Bem, Hoje é um dia de reflexão para muitas situações. Por isso esse dia serve.
    OBS.: Sou feliz, tenho uma vida ótima, participo de grupos sociais,... por isso reflito assim HOJE, sobre esse dia.

    Abraço.

    Lena.

    ResponderExcluir
  12. Grande Carlos sua homenagem para as mulheres foi completa desde o fato que deu a origem para dia especial até dia até o desenrolar de toda a história e conquista que as mulheres conseguiram a duras batalhas imposta até nos dias de hoje pelo preconceito,o maior inimigo do homem.
    É meu amigo como dizem aqui no sul,pela sua bravura e coragem as mulheres merecem ser homenageada todos os dias!!!!
    valeuuu...amigo!!!!
    abração!!!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado, Mauro!

    Sua participação aqui tem sido muito importante.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  14. Valeu, Lena!

    O seu comentário é consciente. Você reconhece os avanços, mas tem nas consciência a situação de milhares de mulheres que têm que suar pra levar pra casa o alimento básico. São mulheres que sequer vivem, mas apenas sobrevivem. Por isso a sua reflexão é necessária, como necessária é também a reflexão de toda a sociedade.

    Na edição de hoje, falando no Dia Internacional da Mulher, o Jornal Nacional mostrou detalhes interessantes e muitos triste:

    "No trabalho rude da terra, as mulheres ainda são discriminadas, rejeitadas, esquecidas. As camponesas somam 43% da força rural nos países em desenvolvimento. Na América Latina, 20%.

    Mas a elas não são oferecidas as mesmas chances que são dadas aos homens. Segundo o relatório da FAO, as mulheres no campo não são só mais mal pagas do que os homens, mas também são aproveitadas em trabalhos temporários, as suas áreas de cultivo são menores e elas têm muito menos acesso aos insumos do que eles".

    Há milhares de exemplo de desigualdade mundo afora quando o assunto são os direitos da mulher. Isso precisa mudar, o que não vai ocorrer sem a mobilização da sociedade.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  15. Querido amiga, imagine.... voei no tempo!
    Lembrei do teor deste excelente texto, comentei na época no dihitt e não aqui.

    Hoje é dia 21 de junho de 2013, uma semana que todo o Brasil está clamando por mais justiça, por condições melhores de vida, saude e educação. Entre tantos manifestantes, existe vandalismo. Eu procurava algo no Google quando me encontrei aqui! rsss...

    Carlos, adoraria um dia poder sentar ao seu lado e conversar um pouco. Nossa... tantas coisas já me aconteceram. Sou uma guerreira mesmo, um tanto cansada, mas não desisto embora seja vítima de tanta corrupção no setor judiciário. Sinto vergonha, nessas horas, de ser brasileira, é preciso muita força e coragem para levantar a cabeça.

    Amigo, minha filha mora comigo desde fins de dezembro de 2013, agora estou indo acertar a guarda que é dele. Ela está mais tranquila, feliz e cooperativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vai faltar oportunidade para batermos um papo, Sissym!
      Com certeza, isso ainda vai acontecer.
      Um abração...

      Excluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!