30 julho 2011

Cuba libera compra de eletrodomésticos

Depois de quase 50 anos de governo dos Castro, Cuba exibe seus melhores êxitos no campo social, tendo conseguido eliminar o analfabetismo, implementar um sistema de saúde pública universal, diminuir significativamente as taxas de mortalidade infantil e reduzir o desemprego.

Mas no campo político, Cuba segue com um partido único, o Partido Comunista, um sistema ditatorial, apesar dos 2 tipos de eleição realizadas, as parciais, a cada 2 anos e 6 meses, para eleger delegados (conselhos), e as gerais, a cada 5 anos, para eleger os deputados nacionais e integrantes das assembléias provinciais. Desde o final da década de 1960 e até os dias de hoje, todos os jornais de oposição foram fechados e toda informação foi posta sob rígido controle estatal.

Além disso, num único ano, cerca de 20 mil dissidentes políticos foram presos, e estimativas indicam que cerca de 15 a 17 mil cubanos foram executados durante o regime. Homossexuais, religiosos, e outros grupos foram mandados para campos de trabalhos forçadas, onde foram submetidos a "reeducação".

Mas parece que as coisas começam a mudar. O governo de Cuba suspendeu uma proibição que vigorava há 8 anos, e a partir deste sábado (30/07), os cubanos já podem comprar aparelhos eletrodomésticos como ar condicionado, fogões e chuveiros. Deve ser maravilhoso viver em regimes como esse, você não acha?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin