15 janeiro 2012

Trinta anos sem Elis


Ela já foi tema de duas postagens aqui no Dando Pitacos: "Elis Regina: a estrela que se foi" e "Relembrando Elis", posts onde você vai encontrar boa parte da história artística, os grandes sucessos e alguns outros detalhes da vida de Elis Regina Carvalho Costa, a nossa Elis Regina, que nasceu em Porto Alegre - RS, em 17 de março de 1945, e morreu em São Paulo, no dia 19 de janeiro de 1982, de forma trágica e prematura, deixando um enorme vazio na música popular brasileira.

Na próxima quinta-feira (19/01), não posso dizer o Brasil, porque os mais jovens não a conheceram, mas boa parte do país vai lembrar os 30 anos de sua morte, o que já começou hoje, no Segundo Caderno de O Globo, quase que dedicado inteiramente à Pimentinha.

O projeto "Viva Elis" é, com absoluta certeza, a maior das homenagens feitas à cantora em função dos 30 anos de sua morte, mas há outras muito importantes.

A Universal, que já foi Philips, Phonogram e PolyGram e onde Elis Regina lançou a maioria de seus discos, põe à venda a partir deste mês duas caixas com 10 CDs cada, incluindo coletâneas de faixas esparsas (compactos, discos coletivos etc.) que são pouco conhecidas dos fãs. Também em janeiro, sai pela primeira vez, via Warner, a íntegra das apresentações que a artista fez no Festival de Montreux de 1979.

Com Gilberto Gil, um dos compositores que mais gravou (1973)



O mercado editorial também se movimentou e contribui com duas obras: o primeiro é o conhecido "Furacão Elis", best-seller de Regina Echeverria, que volta em janeiro em edição atualizada pela LeYa. O outro, que ainda está em processo de apuração, é resultado de um trabalho do jornalista Julio Maria, e tem lançamento previsto para o mês de agosto, durante a Bienal do Livro de São Paulo, pela editora Masterbooks.

Tudo que lembra Elis deve ser visto pelos que conviveram e vibraram com sua voz, personalidade e talento, mas, sobretudo, pelos mais jovens, que terão a oportunidade de conhecer uma das maiores estrelas da música popular brasileira.

Uma pequena amostra disso está aí embaixo, nos vídeos em que ela interpreta "Atrás da porta", "O bêbado e o equilibrista" e "Alô, alô marciano". Assista e deixe o seu comentário.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin