30 maio 2012

Louis XIII: requinte e qualidade em conhaque

Rémy Martin começou a comercializar o seu "euax-de-vie" ("espíritos da água", na tradução livre) em 1724, na região de Charente, onde fica a cidade de Cognac, sudoeste da França.

A superior qualidade de seus produtos correu o mundo e caiu no gosto de exigentes compradores, tanto que em 1738, Louis XV, o rei da França, ardoroso apreciador de conhaques, concedeu a ele uma licença real para a expansão de suas áreas de plantio. Surgia aí o Rémy Martin Accord Royal, bebida envelhecida por 12 anos, com uma forte cor de cobre e uma mistura de aromas de canela, cravo e baunilha, dando vida à Rémy Martin, marca preferida do rei, dos nobres e de seus descendentes.

Rémy III, filho do fundador da empresa, assumiu o negócio em 1773, dando continuidade à tradição iniciada pelo pai, e mesmo enfrentando revoluções e guerras, conseguiu fazer a empresa prosperar, aumentando a produção e elevando o conhaque a um novo nível de aprovação e consumo.

A Martin expandiu seus domínios por muitos hectares do melhor solo para plantio que encontrou à época e selecionou as uvas ideais. O domínio perfeito de todas as fases de produção fez a tradição da marca se consolidar e ganhar respeito internacional. 

Em 1850, quando percebeu que a venda de conhaques em barris diminuía, mas crescia a procura pela bebida em garrafas, o neto de Rémy Martin, Paul-Emile, comprou um decanter encontrado no local da batalha de Jarnac, garantiu os direitos de reprodução e fez surgir uma das garrafas de conhaque mais famosas do mundo, a Louis XIII, que você vê na foto que ilustra esta postagem.

O decanter, para quem ainda não sabe, é uma garrafa de vidro ou cristal que possui base ampla, permitindo uma superfície maior de contato do vinho com o ar, e sua função, muito mais do que o puro charme, é ajudar a bebida a respirar, a evoluir, fazendo desabrochar seus aromas e segredos.

O conhaque Louis XIII chegou ao Brasil no segundo semestre de 2011, e veio para ficar. A bebida premium, que é armazenada em garrafas numeradas e esculpidas com um precioso cristal francês, isso depois de correr pelas mãos de 21 artesãos, tornou-se objeto de desejo entre os amantes de conhaque, que passaram a colecionar os decanters.

- O público de Louis XIII é exigente, antenado com as tendências mundiais e apreciador de destilados de qualidade. Os maiores consumidores ainda são homens, acima de 35 anos, com poder aquisitivo alto. Mas, neste cenário há também as mulheres, que estão cada vez mais dispostas a experimentar novos produtos, e não estão ligadas a paradigmas antigos de que o conhaque é algo para homens - garante Jessia Lobo, embaixadora da bebida no Brasil.

O único problema, ao menos para nós, mortais comuns, é o preço sugerido para cada garrafa desse verdadeiro néctar dos deuses, que gira em torno de R$ 9.500, e ainda por cima, só é encontrado em restaurantes e empórios exclusivos. Mas quem sabe, um dia, a gente possa fazer tim-tim saboreando uma bela taça de Louis XIII, não é verdade?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

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