28 agosto 2012

Link falso que circula no Facebook pode infectar sua máquina

A disseminação de links contendo vírus está virando rotina no Facebook, razão pela qual todos devem ficar atentos. No ano passado, uma praga com o título "As 5 coisas que toda garota faz antes de se encontrar com seu namorado - rsrs", aparentemente inofensiva, incomodou a vida de muita gente, pois trazia embutido um código que permitia o acesso de vários aplicativos sem a permissão do usuário. Na mensagem, para atrair a atenção dos incautos, principalmente homens, aparecia a imagem da atriz pornográfica tcheca, Carla Cox, que ilustra esta postagem.

A preferência dos hackers pelo Facebook é perfeitamente compreensível. Depois de superar o Orkut no início do ano, a rede social de Mark Zuckerberg manteve a liderança na preferência dos usuários brasileiros de redes sociais também no mês de julho, segundo dados divulgados na última quarta-feira (22/08) pela Experian Hitwise.

Naquele período, o Facebbook chegou a ter 54,99% de participação dos brasileiros, muito acima dos 18,24% registrados em 2011, o que representa um crescimento de 36,75 pontos percentuais.




Certamente em razão disso, um novo golpe anda passeando pela rede social, infectando máquinas e roubando dados pessoais de seus milhares de usuários. O software malicioso, explica a empresa de segurança Sophos, usa um e-mail similar ao enviado pelo Facebook, dizendo que pessoa foi "marcada em uma foto". O vírus, que é chamado de "Troj/Agent-XNN" e está disfarçado em um arquivo compactado no e-mail, é instalado no PC quando a pessoa clica no link imaginando que será redirecionada para o endereço da imagem.



Para tentar evitar o contágio, preste atenção nestes detalhes: as notificações de marcação de fotos no Facebook sempre identificam o usuário/amigo que o marcou na imagem. No golpe, o texto diz que "um de seus amigos adicionou uma nova foto e o marcou", e embora o endereço de e-mail termine em "@facebook.com", a parte inicial tem letras e números diferentes dos que aparecem na mensagem eletrônica original enviada pela rede social. Logo, se você receber um destes e-mails suspeitos, deixe de lado a curiosidade pelas fotos, não clique no link, e claro, apague a mensagem imediatamente. 



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin