17 setembro 2012

Mensalão: a verdade em quatro vídeos gravados por Marcos Valério

Desde que Roberto Jefferson divulgou a história do maior escândalo político da história republicana brasileira, o "mensalão",  Marcos Valério foi preso em duas ocasiões, tendo sofrido certo tipo de violência física em uma delas, razão pela qual, segundo amigos mais chegados, ele prefere morrer à voltar para a cadeia, que pelo andar da carruagem, vai ser seu domicílio por longo tempo.

Ele até acreditou, no início, que o prestígio e a influência política de Lula (lembram da história de Gilmar Mendes?) seriam suficientes para retardar, tanto quanto possível, o julgamento da ação penal nº 470, o que certamente garantiria a prescrição de alguns dos crimes apontados na denúncia ofertada pela Procuradoria Geral da República.

Valério sempre soube, até porque de bobo ele não tem nada, que seria condenado por um ou outro crime qualquer.

Mas ir para a cadeia novamente jamais passou pela sua cabeça. Esta possibilidade, garantiam os "amigos" do PT, era totalmente nula, impensável. A dura realidade, porém, vem pintando com tintas de tonalidades bem negras o seu futuro, e ele está começando a entrar em desespero.



"O PT me fez de escudo, me usou como um boy de luxo.
Mas agora vai todo mundo para o ralo".


Esta frase, que teria sido dita a amigos mais íntimos, dá bem ideia do estado de espírito do "homem do mensalão".

Por isso mesmo, sem muitas ilusões acerca do que lhe reserva o futuro, que fugiu ao controle de todos, Valério agiu para evitar que ele se tornasse mais trágico ainda. Além do risco de ser morto, possibilidade que não pode ser descartada, principalmente depois do que aconteceu ao ex-prefeito de Santo André - SP, Celso Daniel, que também ameaçou denunciar esquema de corrupção semelhante existente em sua cidade, Marcos Valério se desespera, e com razão, com o desamparo em que pode ficar sua família caso ele seja obrigado a passar uma larga temporada na cadeia.

Enquanto Lula, debochadamente, gritava aos quatro ventos que o mensalão não passava de Caixa 2, tese já derrubada no Supremo Tribunal Federal - STF, Marcos Valério contratou um experiente profissional de mídia para gravar um vídeo, do qual ele fez quatro cópias.

Três foram guardadas em cofres de bancos, e a quarta enviada a um dos mais importantes envolvidos no esquema do mensalão e também réu na ação penal nº 470, em julgamento na mais alta corte de justiça do país.

Se ele for encontrado morto ou desaparecer em circunstâncias anormais, Renilda, sua mulher, está orientada a encaminhar as três cópias aos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo.

O conteúdo do vídeo, nem é preciso ser muito inteligente para saber, seria capaz de derrubar Lula, caso, obviamente, ele ainda estivesse governando a nação, segreda um amigo íntimo do homem que tem em seu poder a quarta cópia.

A iniciativa de Marcos Valério ao confeccionar o vídeo, ao menos na minha opinião, mostra que ele não blefa, e ao contrário, está disposto a tudo na tentativa de salvar o que restou de vida, nem que para isso tenha que levar "todo mundo para o ralo".

Só espero que ele tenha um plano "B", pois se a sua morte já foi pensada como meio de livrar a quadrilha da verdade que só ele conhece, sua mulher também já deve estar na alça de mira do grupo, e aí...

Você acha que esta história pode ser real? Será que os vídeos realmente existem? E se existirem, o que você acha que pode acontecer se eles forem divulgados? Deixe o seu comentário.


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin