16 setembro 2012

Cuidado com o PageRank!

De acordo com a Wikipédia, o "PageRank™ é uma família de algoritmos de análise de rede que dá pesos numéricos a cada elemento de uma coleção de documentos hiperligados, como as páginas da Internet, com o propósito de medir a sua importância nesse grupo por meio de um motor de busca.

O algoritmo pode ser aplicado a qualquer coleção de objetos com ligações recíprocas e referências. O peso numérico dado a cada um dos elementos "E" é chamado PageRank de "E" e anotado como PR(E)".

O sistema foi desenvolvido por Larry Page e Sergey Brinpel, os fundadores do Google, quando eles ainda cursavam a Universidade de Stanford (1998), e "é usado pelo motor de busca Google para ajudar a determinar a relevância ou importância de uma página".
         
A data eu não posso precisar, mas desde o ano passado tenho instalado aqui no Dando Pitacos o botão de page rank em tempo real disponibilizado gratuitamente pelo Google. A instalação, quase todo mundo já sabe, é a mais simples possível: basta acessar a página, digitar a URL do site onde se vai instalar o código, escolher o modelo e marcar a caixinha aceitando os termos do contrato para utilização do serviço. Pronto! Agora basta clicar no ícone "gerar", copiar o código que vai aparecer em uma outra janela e colar na sidebar (barra lateral) do site.






Tudo parecia normal, até que o Dando Pitacos começou a ser invadido por links publicitários que ocupavam a barra lateral esquerda, desconfigurando seu layout e quase impedindo a leitura das postagens, o que prejudicou o meu trabalho e gerou todos os tipos de críticas dos leitores, algumas até bem grosseiras.








Sem atinar com o que estava acontecendo, busquei a ajuda de amigos e até de alguns blogueiros, o que não deu resultado, já que ninguém encontrava uma explicação para o problema. Aconselhado por algumas pessoas do ramo, cheguei a pensar em reformular todo o blog, opção que não era do meu agrado, primeiro pelo trabalho isso ia dar, e depois, pelos riscos de não conseguir reeditar minhas postagens como na forma original.

Minha revolta foi grande, até porque os anúncios publicitários que se apropriavam do meu espaço não tinham a minha autorização. Aí o meu engano!

No contrato que somos obrigados a aceitar, um verdadeiro pacto de adesão (se você a ele não adere, não tem o serviço), a leitura de uma cláusula acabou dando a resposta para  o meu problema:


"pagerank.s12.com.br reserva-se o direito da inclusão de propaganda de parceiros juntamente com o script do pagerank gratuito em texto ou imagem".


Mas isso eu só descobri numa postagem do Não duvido, a quem agradeço a ajuda, que dá uma receita simples para acabar com o problema: deletar o código do PageRank. Foi o que fiz, e os anúncios publicitários desapareceram por completo!

E não é só. Leia com atenção as cláusulas abaixo:


"pagerank.s12.com.br não garante aos usuários que este site e serviço gratuito será livre de erro ou de interrupções". 


"pagerank.s12.com.br não será responsável por quaisquer perdas, danos ou despesas que você e/ou sua empresa obtiverem enquanto utilizar este site ou serviço". 

"Você concorda em isentar e defender pagerank.s12.com.br de quaisquer problemas decorrentes de seu uso deste website ou serviço". 

"Você concorda expressamente que o uso deste website ou serviço é exclusivamente de seu próprio risco". 

"Nem pagerank.s12.com.br nem os seus prestadores de serviços, agentes, licenciados ou empregados devem ter qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos sofridos por você ou por qualquer outra parte como resultado do uso ou mau uso deste website ou serviço". 


Em outras palavras: o PageRank acha que pode, porque o contrato lhe daria esse direito, incluir propaganda de parceiros, à hora que bem entender, na página do seu site ou blog, o que ele faz a partir de um código que vem plantado no script que ele fornece "gratuitamente". E mais que isso: ele, PageRank e seus prestadores de serviços, agentes, licenciados ou empregados, não são responsáveis por nada do que venha a ocorrer com o seu blog, o que não é verdade, porque boa parte das cláusulas acima referidas são nulas, frente ao disposto no artigo 51, do Código de Defesa do Consumidor, que é a lei a ser aplicada a discussões desta natureza no Brasil. E aqui, ao menos por enquanto e apesar do poder que tem, o Google ainda não faz as leis!

Você utiliza o PageRank? Já notou alguma diferença no seu blog ou site? Sabe de algum blogueiro ou blogueira que já tenha enfrentado o mesmo problema? Passe para ele(a) esta informação. E muito importante, não saia sem deixar o seu comentário.




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

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