13 setembro 2012

Vídeo mostra santuário de beija-flores

O lugar, que parece um paraíso, e talvez por isso seja chamado de Jardim Encantado, foi criado por Leonor Pardo há cerca de 20 anos, e hoje guarda até 24 das 147 espécies de beija-flores conhecidas na Colômbia. Esta verdadeira maravilha está localizada às margens do rio Canas, que fica a 47 quilômetros de distância da capital, Bogotá, e atrai ornitólogos, fotógrafos e ambientalistas de todas as partes do mundo. A área do jardim não é das maiores, já que tem apenas 18 metros quadrados, mas sua localização privilegiada, praticamente dentro da floresta, facilita da pequena e encantadora ave.

O beija-flor, que por aqui também é conhecido como colibri, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi e guanumbi, é uma ave da família Trochilidae e inclui 108 gêneros. Atualmente são conhecidas 322 espécies diferentes.

No Brasil, alguns gêneros recebem outros nomes, como os rabos-brancos, do gênero Phaethornis, ou os bicos-retos, do gênero Heliomaster. Na taxonomia, sistema classificativo baseado em técnicas avançadas de biologia molecular proposto no início da década de 90 pelos cientistas americanos C.J. Sibley e J. Ahlquist, a família Trochilidae integrava uma ordem própria, a Trochiliformes. Entre as características distintivas do grupo, contam-se o bico alongado, a alimentação à base de néctar, oito pares de costelas, catorze a quinze vértebras cervicais, plumagem iridescente e uma língua extensível e bifurcada.

A maioria das espécies é tropical e subtropical e vive entre as latitudes 10ºN e 25ºS. A maior biodiversidade do grupo dos beija-flores vive no Brasil e no Equador, países que reúnem cerca de metade das espécies conhecidas. Os troquilídeos estão ausentes do Velho Mundo, onde o seu nicho ecológico é preenchido pela família Nectariniidae (Passeriformes).

(foto: Baixaki)


Os beija-flores são aves de pequeno porte, que medem, em média, de seis a doze centímetros de comprimento, pesando de duas a seis gramas. O bico é normalmente longo, mas o formato varia de acordo com a espécie e está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor. Uma característica comum é a língua bifurcada e extensível, usada para extrair o néctar das flores.

O esqueleto e constituição muscular dos beija-flores estão adaptados de forma a permitir um voo rápido e extremamente ágil. São as únicas aves capazes de voar em marcha-ré e de permanecer imóveis no ar. O batimento das asas é muito rápido e as espécies menores podem bater as asas de setenta a oitenta vezes por segundo. Em contraste, as patas dos beija-flores são pequenas demais para a ave caminhar sobre o solo. As fêmeas são, em geral, maiores que os machos, mas apresentam coloração menos intensa. Vivem, em média, doze anos e seu tempo de incubação é de treze a quinze dias. Não deixe de assistir o vídeo, e claro, postar um comentário.






BBC e Wikipédia





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin