26 outubro 2012

Interesses financeiros gerados pela Copa do Mundo e Olimpíadas estariam expulsando moradores de comunidades pobres

O vídeo postado logo aí abaixo, criado pela Paêbirú Realizações Cultivadas, é o resultado de um documentário independente feito nas comunidades do Vidigal, Vila Autódromo, Providência, região portuária do Rio e arredores do estádio do Maracanã, onde o grupo que o produziu, liderado por Raoni Vidal, coletou imagens e participou de reuniões e debates sobre problemas e conflitos dos moradores, justamente os mais afetados pela especulação imobiliária resultante dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Como consequência direta disso, segundo o raciocínio dos produtores do vídeo, moradores mais pobres das referidas comunidades estariam sendo obrigados a se deslocar para bairros distantes, sem a necessária infra-estrutura, e o mais grave de tudo, dominados por milícias fortemente armadas.

Há notícias, inclusive, de remoções ilegais, tudo para atender aos interesses de grupos políticos, empreiteiros (onde se incluiria a Construtora Delta, é claro!), donos de bancos e demais empresários envolvidos naqueles eventos esportivos.

Não sou adepto da "Teoria da Conspiração", mas os fatos apontados no documentário obedecem a uma certa lógica e deveriam ser apurados pelas autoridades, isso, obviamente, se o vídeo não foi confeccionado apenas para atender os interesses da disputa política travada entre Marcelo Freixo e Eduardo Paes, à época candidatos à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Preste atenção no que dizem o professor Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, especialista na área de megaeventos, o próprio Marcelo Freixo e o deputado federal Romário.

Afinal de contas, em termos de corrupção, tudo é possível no Brasil de hoje. Por isso, mesmo que você ache que tudo não passa de ficção, compartilhe o texto com os seus amigos e deixe o seu comentário.




Vímeo



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin