20 junho 2013

Mais de um milhão vai às ruas hoje em 80 cidades

Montagem: Raphael Bruno

A coisa vai muito além dos 20 centavos que os políticos, cegos por seu objetivos corruptos, seus mirabolantes planos de poder, não conseguem enxergar. Na verdade, eles foram o estopim de uma bomba que a própria classe política vem fabricando nos últimos anos, e que tem como ingrediente principal a enorme revolta popular resultante do descaso das autoridades em relação à saúde, à educação, à segurança e ao próprio transporte público, que a Constituição Federal garante ao cidadão brasileiro, que tem sobre os ombros uma das maiores taxas de impostos do mundo, sem nenhum resultado prático. Mas não é só: o povo quer explicações sobre os rios de dinheiro gastos nas obras de construção de estádios para a Copa do Mundo e Olimpíadas, que todo mundo sabe, são superfaturadas e enriquecem consórcios construtores montados para alimentar partidos políticos e sustentá-los no poder, como aconteceu no mensalão, cujos condenados ainda estão soltos. Quer impedir a aprovação da PEC 37, que tira do Ministério Público o poder de investigação, única ferramenta eficaz no combate ao vírus da impunidade que a cada se alastra pelo país.

Por isso, mesmo depois que São Paulo e Rio suspenderam os reajustes nas tarifas do transporte coletivo, mais de um milhão de pessoas se comprometeram, através das redes sociais, a ir para as ruas hoje (20/06) em pelo menos 80 cidades do país, entre as quais se destacam 17 delas capitais, o que deve se estender aos municípios de médio porte.

No Rio de Janeiro, por exemplo, até a noite de ontem, cerca de 235 mil pessoas haviam confirmado presença pelo Facebook, compromisso assumido por aproximadamente 155 mil pessoas em São Paulo. Afora estas duas capitais, que vão receber os dois maiores atos de protesto, Recife, com 97 mil adesões, e Campinas, com 66 mil, também devem parar. Ao todo, 12 milhões de convites foram distribuídos pelo Facebook.

A maioria das manifestações ocorrerá de forma simultânea e exatamente no no horário de saída das pessoas do trabalho. No Rio, o protesto Um milhão na rua, tem início marcado para as 17h, e vai caminhar da Candelária até a prefeitura. Na capital paulista, a concentração será também às 17h, na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista. O texto postado na página do Facebook para convocar a marcha carioca diz o seguinte:

“Mesmo com a diminuição da passagem, o ato está confirmado. É muito mais que 20 centavos que queremos. Eduardo Paes afirmou que a redução será paga com recursos públicos (saúde, educação...). Queremos que seja paga do lucro dos empresários”.

E você, vai continuar com a bunda no sofá da sala, reclamando, esperando que os outros resolvam um problema que também é seu? Vai perder o bonde da história?






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin