16 julho 2013

Aeromoça atende iPhone que estava carregando e morre eletrocutada

Foto: reprodução

O fato ocorreu na última quinta-feira (11/07), e foi divulgado pela Xinhua, agência oficial de notícias da China. Ao atender seu iPhone 5 que estava conectado a uma tomada para recarregar, a aeromoça Ma Ailun, 23 anos, morreu eletrocutada. A irmã da jovem divulgou o ocorrido nas redes sociais pedindo para que os donos de aparelhos da marca redobrem seus cuidados. Segundo ela, o aparelho teria sido comprado em uma loja da Apple em dezembro do ano passado.

Consultada, a Apple afirmou que o acidente é um caso isolado, e que está investigando as possíveis causas da tragédia juntamente com com a polícia chinesa, que acredita ter havido uma falha no carregador, original de fábrica, ou nos fios que o estavam conectando à tomada.

Ao contrário disso, de acordo com o Olhar Digital, uma emissora de Xinjang, na China, divulgou que Ma Ailun poderia estar usando um carregador falso no momento do acidente.

- Às vezes, os carregadores falsos economizam na qualidade. O protetor do circuito poderia não ser bom, o que poderia causar uma ruptura do condensador e, posteriormente, uma descarga de 220 volts de energia diretamente à bateria do telefone - explicou o especialista Xiang Ligang.

Há ainda outra possibilidade: o carregador pode ter sido fabricado para funcionar em Hong Kong, Taiwan e no Japão, onde a voltagem é de 110 volts. Na China ocidental ela é de 220 volts.


Montagem publicada pelo site 9to5Mac mostra imagens de Ma Ailun em uma rede social
 (foto: reprodução)

- Lamentamos profundamente o trágico acidente e oferecemos nossas condolências à família. Investigaremos plenamente e cooperaremos com as autoridades para esclarecer o assunto - disse o comunicado divulgado pela Apple ontem (15/07).

Apesar de ser parte do segundo maior mercado mundial em produtos da Apple, o consumidor chines encabeça a lista de reclamações contra a empresa, alegando que ela tem a pior política de pós-venda da China. Aliás, deve ser horrível viver num país onde os fornecedores de produtos e as autoridades que os deveriam fiscalizar não estão nem aí para as suas obrigações, não é verdade?

E como cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, não custa nada desconectar seu aparelhinho da tomada na hora de qualquer ligação, seja ele um iPhone ou um iQualquercoisa, você não acha? Deixe o seu comentário.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin