12 agosto 2013

Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil amanhã

Foto: reprodução

Você sabe o que são Perseidas ou Perséiades?  Não? Console-se comigo, porque eu também não sabia. Conhecidas como Lágrimas de São Lourenço, as Perseidas ou Perséiades são uma grande chuva de meteoros associada ao cometa Swift-Tuttle, e foram assim batizadas em razão do céu de onde parecem vir, o radiante, que está localizado na constelação de Perseus. Elas ocorrem sempre que a Terra atravessa um rastro de meteoros. A nuvem é formada por partículas ejetadas pelo cometa durante a sua passagem perto do Sol. A maior parte do material que hoje compõe a nuvem tem cerca de 1.000 anos, mas o rastro de poeiras tem um filamento relativamente recente, que se originou na passagem do cometa em 1862.

O fenômeno, que é anual, fica visível a partir da metade do mês de julho, com maior atividade entre os dias 8 e 14 de agosto, com pico por volta do dia 1, ocasião em que o número de estrelas cadentes pode passar de 60 por hora, que são observadas ao longo de todo o plano celeste, mas principalmente no Hemisfério Norte, em razão da trajetória do cometa Swift-Tuttle.

Neste ano, a chuva de meteoros deve atingir seu momento máximo durante a madrugada desta terça-feira (13/08), por volta das 2h (horário de Brasília), quando a lua vai estar em sua fase crescente, o que ajuda na visualização das estrelas cadentes.

As Perseidas de agosto estão catalogadas entre as mais fortes chuvas de meteoros anuais observadas e a atividade máxima normalmente rende cerca 90 meteoros por hora, o que acontece quando as partículas deixadas pela calda dos cometas, no caso o Swift-Tuttle, entram na atmosfera da Terra a cerca de 214.000 km/h.


Chuva de meteoros na região central da Grécia, na madrugada deste sábado (10/08)
(Foto: Petros Giannakouris/AP)

Quando um cometa se aproxima de regiões interiores do Sistema Solar, que é onde estão localizados os planetas terrestres: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, seu núcleo, que é formado por gelo e rochas se sublima pela ação da radiação solar, gerando sua característica cauda de pó e gás e dispersando a corrente de partículas resultante pela órbita do cometa.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin