19 março 2014

Violência no Brasil gera dicas de comportamento para a Copa do Mundo

Foto: reprodução

O conceito do Brasil em termos de segurança anda baixo no exterior, principalmente entre as governos de alguns países que vão participar da Copa do Mundo que aqui vai acontecer a partir de junho. As recomendações são muitas e vêm sendo feitas, inclusive, através de páginas postadas na Internet com dicas de como proceder durante os jogos. Um site alemão, por exemplo, ensina como seus turistas devem agir até mesmo em casos de assalto.  A principal recomendação é no sentido de não reagir e carregar uma determinada quantia em dinheiro para entregar ao assaltante. Confira!

“Muitas vezes os agressores estão armados e sob influência de drogas e não hesitam em usar a violência por um motivo estúpido. É aconselhável sempre levar uma quantia de dinheiro para a rendição voluntária“, diz a mensagem, orientando o viajante a procurar a polícia após o ocorrido.


Arte: Felipe Belarmino/reprodução

A página alemã também recomenda que o turista “fique de olho na sua bagagem e nos seus objetos de valor quando estiver em espaços públicos, recepções de hotel, aeroportos e estações de ônibus”, além de não levar itens caros ou utilizar câmeras fotográficas de maneira visível em estádios: "Oculte a câmera e o telefone celular discretamente em um bolso ou bolsa”.

O governo do México, que deve ter muita experiência no assunto, até porque a barra por lá é bem pesada, recomenda que “medidas extremas de segurança” sejam adotadas durante a estadia no Brasil, com destaque para a “cuidadosa seleção de atrações turísticas” e ida a boates, que deve ser feita sempre em grupos, cujos integrantes devem evitar a ostentação de joias e dinheiro em público e a interação com estranhos. Além disso, o site pede que os mexicanos evitem, na medida do possível, utilizar o transporte público, e, seguindo a mesma linha dos alemães, alerta o viajante para que “tome as devidas precauções com seus pertences, especialmente em áreas turísticas e grandes aglomerações”.

O governo francês, adotando a mesma prática recomendada pelo alemão, sugere que seus cidadãos tentem despistar os ladrões em caso de assalto, carregando sempre “uma segunda carteira com dinheiro e/ou uma segunda bolsa”, como se bandido brasileiro fosse otário.

Em segundo lugar no ranking dos compradores de ingresso para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, os norte-americanos são alertados para tomar cuidado até com a ajuda oferecida por brasileiros: “Se um turista parece perdido ou parece estar tendo problemas para se comunicar, uma aparentemente inocente oferta de ajuda dada por uma pessoa pode realmente ser um esquema criminoso”, estampa o site do governo americano.


Seria cômico se não fosse trágico, você não acha? Deixe o seu comentário.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin