17 junho 2010

Você vai continuar fumando?


Um estudo, que tem a participação de 2.200 voluntários, está sendo realizado pelo Instituto Nacional de Câncer, em parceria com o Departamento de Epidemiologia da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, desenvolve um projeto de pesquisa com o objetivo de criar novas alternativas para o tratamento das pessoas que desejam parar de fumar. Ele pretende analisar a freqüência de fumantes ativos e passivos na população do Rio de Janeiro e os níveis de cotinina presentes na saliva de 600 fumantes e 300 não fumantes.

A cotinina é uma substância encontrada na saliva, através da qual se pode medir a quantidade de nicotina absorvida pelo fumante. Comparando-se as informações coletadas no Brasil com as de outros países, será possível compreender melhor se as diferenças dos níveis de cotinina na saliva são relacionadas ao metabolismo ou ao comportamento de fumar.

Os medicamentos nicotínicos, utilizados como Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), podem ser coadjuvantes no tratamento do fumante e se apresentam sob as formas de goma de mascar e de adesivo, que libera certa quantidade de nicotina, ajudando o fumante a não fumar. A partir dos resultados da pesquisa, um novo tipo de adesivo, mais apropriado para o perfil da população brasileira, poderá ser desenvolvido.

O tema, de extrema gravidade e enriquecido com dados estatísticos, é abordado também no portal Minha Vida – saúde, alimentação e bem-estar. Os números divulgados são assustadores. Confira:

“A exposição à fumaça do cigarro pode aumentar os riscos de uma doença psiquiátrica, mesmo entre aqueles que não fumam, segundo um estudo recente da University College London, no Reino Unido. Avaliando os níveis de cotinina na saliva, substância indicadora de exposição ao fumo, de 5,5 mil não fumantes e 2,7 mil fumantes sem histórico de doenças mentais, os especialistas descobriram que uma maior exposição ao cigarro estava associada a 50% mais chances de relatar sofrimento psicológico. Os riscos de desenvolver, futuramente, doença psicológica também aumentavam devido à maior exposição ao cigarro, seja ela direta ou indireta.

Os pesquisadores disseram que, com os grandes avanços em relação as leis de restrição do tabagismo em locais públicos, a exposição ao fumo passivo em casa está crescendo. E o novo estudo, publicado na revista Archives of General Psychiatry, indica que, além dos péssimos efeitos físicos do tabagismo no organismo, deve haver uma maior preocupação com a saúde mental daqueles que convivem com fumantes.

Outro estudo da Universidade de Brock, no Canadá, descobriu que a fumaça dos cigarros dos outros está por trás de 40% dos casos de sinusite crônica nos Estados Unidos. Além disso, no ano passado, a exposição ambiental ao tabaco foi reconhecida como significativa colaboradora para elevar os índices de mortalidade cardiovascular, que chegam a mais de 50 mil por ano nos Estados Unidos.

Baseados nos resultados anteriores e no fato de que um em quatro europeus é afetado por problemas de saúde mental em algum momento da vida, os pesquisadores destacam a importância de medidas para a redução do fumo passivo em nível populacional.

"O cigarro está associado a mais de 50 doenças e tem causado mortalidade prematura, através do seu efeito sobre doenças respiratórias, do coração assim como vários tipos de câncer. Para o ano de 2020, a perspectiva de mortalidade é de 3 milhões em países desenvolvidos e de 7 milhões em países em desenvolvimento, isto significa 10 milhões de mortes ligadas ao uso do tabaco. Também segundo a OMS, o tabaco mata mais que a soma de mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídio e acidentes de trânsito", informa a psicóloga Silvia Cury”.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

9 comentários:

  1. Olá meu querido!
    Eu concordo com todas as campanhas anti fumo! Eu fumo e sei que devo largar esse vício urgentemente, mas, falar de vício ainda é um assunto complicado pra mim...um dia você entenderá. Assumo a minha falha e tenho consciência dela. Sei que tenho forças para abandonar e vou fazê-lo!
    Apesar de ser fumante, respeito quem não fuma e evito fumar perto das pessoas. Meu marido acha que sou fumante light, pois não fumo muitos cigarros por dia, mas...fumante é fumante, não importa quantos cigarros fume!
    Parabéns pela campanha!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Roberto ,
    muito bom tema levantado por você !
    Alias , acho estranho que um tema tão importante como esse quase não se discuti aqui na nossa comunidade .

    Sou totalmente a favor da saúde e o cigarro é o maior inimigo da saúde . Acho que novas medidas devem ser utilizadas para a diminuição do consumo de cigarro . Por exemplo , na certidão de óbito deveria ser colocado como causa morte o uso de cigarro , associado a doença que causou a morte .

    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Eu fumei durante vinte e tantos anos. Abandonei o vício há cerca de oito anos.

    Com uma semana sem cigarro o meu olfato voltou, e a partir daí muita coisa melhorou no meu corpo. Mas o mais importante é não ter mais na consciência a idéia de que eu estava me matando.

    Tenho certeza de que você vai largar o cigarro, como eu o fiz. Você é uma pessoa importante e precisa viver muito!

    Um grande beijo, Jackie!

    ResponderExcluir
  4. Certos temas não dão IBOPE, meu amigo Francisco!

    O assunto deveria, sim, ser discutido tanto quanto possível, pois como alerta a Organização Mundial de Saúde, "o tabaco mata mais que a soma de mortes por AIDS, cocaína, heroína, álcool, suicídio e acidentes de trânsito", o que é absurdo!

    Obrigado pela sua participação e força...

    ResponderExcluir
  5. Eu sou a favor de que quem quer fumar que vá fumar num lugar isolado, mas acho um verdadeiro absurdo fumar perto de outras pessoas mas quando adquirir qualquer uma das diversas doenças causadas pelo cigarro que enfrente o problema sozinho.

    Já está provado que o fumo passivo faz muito mal.

    Um abraço.

    Drauzio Milagres

    ResponderExcluir
  6. bem acho q todos ja estão cansado de saber dos maleficios do cigarro
    concordo tbm q falta respeito de alguns fumantes com quem naum fuma,
    eu estou tentando para a alguns meses
    ma é fogo
    acho q como todos me dizem falta força de vontade
    ma ovo tentando
    devagar se chega ao longe
    beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Não desista, Jucifer!

    Você vai conseguir, e quando isso acontecer você vai se sentir outra pessoa!

    Muito obrigado pela sua passagem por aqui!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sérgio,
    Fumar é aparentemente o hábito mais perigoso que podemos ter. Nenhuma outra coisa que escolhemos fazer em nossas vidas nos é tão perigoso. Mas, se apesar disso, o fumante quiser manter esse veneno circulando pelo seu organismo e morrer fumando, que pelo menos tenha a gentileza de se matar sozinho.
    A boa nova é que parar de fumar em qualquer idade aumenta a expectativa de vida, nunca é tarde.
    Meu carinho

    ResponderExcluir
  9. Excelente indicação! Não fazia ideia que os fumantes passivos podem sofrer de doenças psiquiátricas. Obrigada por indicar.

    Beijocas

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!