04 fevereiro 2011

O que você faria se recebesse uma mensagem do Cosmos?

Na última quarta-feira (02/02), a NASA - National Aeronautics and Space Administration, agência espacial norte-americana, anunciou que a partir de um telescópio espacial em órbita, astrônomos conseguiram avistar mais de 1,2 mil possíveis planetas extrassolares (planetas fora de nosso sistema solar), que formam um novo sistema planetário. Trata-se da maior formação já encontrada, bem acima do número anterior, de pouco mais de 500 planetas extrassolares.

Isso me faz lembrar uma história interessante. Você Já ouviu falar da Mensagem de Arecibo? Não? Então preste atenção!

Em 1974, o SETI - Busca por Inteligência Extraterrestre usou o radiotelescópio porto-riquenho Arecibo (o maior telescópio fixo do mundo) para enviar ao espaço uma transmissão que ficou conhecida como a Mensagem de Arecibo. Algumas alterações foram efetuadas no transmissor do radiotelescópio, permitindo transmitir sinais com até 20 terawatts de potência. Como teste inaugural, foi decidido que o SETI transmitiria uma mensagem codificada para o universo. Este sinal foi direcionado para o agrupamento globular estelar M 13, que está a aproximadamente 25.000 anos-luz de distância do nosso sistema, e possui cerca de 300.000 estrelas na Constelação de Hércules. A mensagem foi transmitida exatamente em 16 de novembro de 1974, e consistia em 1679 impulsos de código binário que levaram três minutos para serem transmitidos na frequência de 2380 Mhz. O objetivo da mensagem era encontrar possíveis formas de vida extraterrestres, assunto meio esquecido nos dias atuais. Atpe hoje nenhuma resposta foi comprovada!

Hoje, os astrofísicos Dimitra Atri, Julia DeMarines e Jacó Haqq-Misra têm uma ideia que talvez permita a comunicação com os alienígenas: 

- As transmissões do SETI aumentaram em conteúdo e complexidade, mas a falta de um protocolo fixo deixou tudo desorganizado ou com mensagens cifradas difíceis de serem interpretadas, disseram os astrofísicos em entrevista ao TGdaily.

Os três criaram um novo padrão para a codificação do sinal, o comprimento da mensagem e o conteúdo da mesma. Eles sugerem a utilização de novas frequências e algoritmos simples. Outra grande ideia do grupo é um site interativo, onde pessoas do mundo inteiro poderiam trocar mensagens baseadas no protocolo, o que criaria um canal de comunicação mais efetivo para fora da Terra, levando em conta a possível diversidade cultural de outro planeta.

Se vai dar certo, ninguém sabe, mas é bom saber que o assunto não foi esquecido, mesmo depois de 37 anos. E você, o que acha? Será que um dia receberemos alguma resposta? O que você faria uma se recebesse uma mensagem do Cosmos?

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

4 comentários:

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!