31 janeiro 2012

Anonymous cumpre promessa e ataca página do Bradesco

O Anonymous Brasil prometeu que em cada dia desta semana atacaria a página de um banco diferente, em protesto contra a corrupção e a injustiça social. A promessa está sendo cumprida. Ontem (30/01), foi o Itaú/Unibanco. Hoje foi a vez do Bradesco.

Usuários da instituição encontraram problemas para acessar sua página virtual ao longo de boa parte da manhã. De acordo com o banco, o problema aconteceu em razão da intermitência decorrente do excesso de visitas, que significa um volume de acessos acima da média.

O comunicado esclareceu, ainda, que a página não chegou a ficar fora do ar, mas não explicou a origem do excesso de visitas.

Funcionários afirmam, porém, que o ataque foi obra do grupo hackers Anonymous, que inclusive  assumiu a autoria da ação em mensagem publicada no Twitter, onde afirmou que o "alvo foi atingido" e que o site bradesco.com.br estaria "à deriva".

E como funciona esse tipo de "ataque" hacker?

Quando alguém cria e envia um grande número de solicitações simultâneas a um servidor, surge o ataque de “negação de serviço”, mais conhecido pelas iniciais DDoS (Distributed Denial of Service), cujo objetivo é tornar o serviço indisponível. Um ataque de negação de serviço em um servidor de e-mail o incapacita de processar novas mensagens. Da mesma forma, um servidor web submetido a esse tipo de ação não consegue mais servir páginas de internet. Quer um exemplo bem simples: se um grupo de pessoas ocupa os espaços de uma uma loja sem nada comprar, impede que os clientes de verdade entrem e sejam atendidos. A loja fica impedida de vender.

Recentemente, a assessoria de imprensa do Planalto confirmou ter sofrido um congestionamento das suas redes, o que deixou os sites da Presidência da República, do Portal Brasil e da Receita Federal indisponíveis durante a madrugada. Em 2009, clientes do Speedy, da Telefônica, tiveram dificuldades de acessar páginas da web em razão do ataque de grupos hackers, que desestabilizaram os servidores DNS (Servidor de Nome de Domínio). De acordo com os especialistas no ramo, os ataques DDoS são normalmente muito difíceis de se evitar, e isto porque as solicitações maliciosas para sobrecarregar o serviço, costumam chegar de vários computadores diferentes.



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin