13 janeiro 2012

Cérebro dos viciados em internet, drogas e álcool sofre as mesmas alterações

Que o alcoolismo aumenta o risco de morte por câncer, todos nós sabemos. O que pouca gente sabe é que o relacionamento amoroso pode reduzir o risco do vício de drogas, segundo um estudo feito com animais e divulgado na edição deste mês da revista especializada Journal of Neuroscience.

De acordo com a pesquisa, as drogas viciam porque agem na área do cérebro conhecida como “sistema de recompensas”, que é responsável pelo controle da nossa vontade de comer e fazer sexo. Cientistas da Universidade Federal da Flórida, nos Estados Unidos, acreditam que os relacionamentos estáveis formados na vida adulta também agem nessa região e podem proteger o cérebro de vícios.

Agora, cientistas que analisaram os cérebros de 17 jovens viciados em internet descobriram diferenças entre a massa branca - que é a parte do cérebro que contém as fibras nervosas - dos viciados na rede e a das pessoas não-viciadas. O estudo, que partiu de exames de ressonância magnética, revelou alterações nas partes do cérebro relacionadas às emoções, tomada de decisões e autocontrole.

- Os resultados também indicam que o vício em internet pode partilhar mecanismos psicológicos e neurológicos com outros tipos de vício e distúrbios de controle de impulso - disse Hao Lei, que lidera o grupo de estudos da Academia de Ciências da China.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram o cérebro de 35 homens e mulheres com idades entre 14 e 21 anos. Entre eles, 17 foram classificados como portadores de Desordem de Dependência da Internet. Os resultados, que podem levar a novos tratamentos para vícios, foram similares aos encontrados em estudos com viciados em jogos eletrônicos e estão descritos na publicação científica Plos One.

- Pela primeira vez, dois estudos mostram mudanças nas conexões neurais entre áreas do cérebro, assim como mudanças na função cerebral, de pessoas que usam a internet ou jogos eletrônicos com frequência - disse Gunter Schumann, do Instituto de Psiquiatria do King's College, em Londres.

O estudo chinês também foi classificado de "revolucionário" por Heriquetta Bowden-Jones, professora de psiquiatria do Imperial College London.

"Finalmente ouvimos o que os médicos já suspeitavam havia algum tempo, que a anormalidade na massa branca no córtex orbitofrontal e outras áreas importantes do cérebro está presente não apenas em vícios nas quais substâncias estão envolvidas, mas também nos comportamentais, como a dependência de internet."

Você é um dos que ficam pendurados no computador? Que alterações terá sofrido o seu cérebro nos últimos anos? Será que você está viciado na internet?


Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin