26 janeiro 2012

Você compraria um Hiriko?

Quanto mais se vive, mais se aprende. E o melhor de tudo é que o passar do tempo nos traz novidades e avanços tecnológicos cada vez mais impressionantes, como o Hiriko, um protótipo desenvolvido pelo MIT Media Lab, o governo espanhol e empresários bascos, e que deve chegar às ruas da Europa e América do Norte já no ano de 2013.

O automóvel, que é elétrico, tem como característica principal a capacidade de se dobrar ao meio, foi isso mesmo que você entendeu, dobrar ao meio, ocupando apenas um terço do espaço necessário para estacionar um veículo convencional, o que a mulherada vai adorar.

Isso é possível porque cada uma das rodas do carro possui um motor próprio, o que possibilita sua movimentação em qualquer sentido. Assim, além de permitir que ele entre e saia facilmente de vagas mais apertadas, o sistema também torna simples as manobras mais difíceis e resulta num sistema de freios mais eficiente do que as existentes no mercado automobilístico atual.


Mesmo de tamanho reduzido, o automóvel tem dois assentos, mas os desenvolvedores tiveram que fazer algumas mudanças em seu design para torná-lo mais confortável, e a mais interessante delas é a ausência de portas, que foram substituídas por um painel frontal que se desdobra para permitir a entrada dos passageiros.

Ao invés do volante comum, o motorista terá nas mãos um joystick semelhante àqueles utilizados em video games, que ainda pode ser melhorado, já que o consórcio responsável pela fabricação do Hiriko está estudando a introdução de um controlador diferenciado capaz de enviar vibrações aos dedos para auxiliar na realização de manobras.

Algumas cidades europeias e norte-americanas foram as escolhidas para os primeiros testes do veículo. Locais como como Bilbao, Malmo e Boston devem ser os primeiros a ver a novidade circulando por suas ruas. Existe a expectativa de que a produção em série do veículo seja iniciada já no curso do ano de 2013. E você, vai comprar um Hiriko?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin