22 março 2012

Não pare de lutar, Chico!


Você conhece um cearense chamado Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho? Claro que sim! O Brasil inteiro conhece Chico Anysio, nascido em Maranguape - CE, no dia 12 de abril de 1931, humorista, ator, dublador, escritor, compositor e pintor brasileiro, notório por seus inúmeros quadros e programas humorísticos. Chico dirigiu ou trabalhou com os maiores nomes do humor brasileiro no rádio e televisão: Paulo Gracindo, Grande Otelo, Costinha, Walter D’Ávila, Jô Soares, Renato Corte Real, Agildo Ribeiro e Ivon Curi, para lembrar apenas alguns.

Ele veio para o Rio de Janeiro com a família aos 8 anos de idade. Começou a trabalhar na Rádio Guanabara, onde foi radio-ator e comentarista de futebol. Participou do programa Papel carbono, de Renato Murce, e na década de 50 atuou nas rádios Mayrink Veira, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Na mesma época, escreveu textos para chanchadas e chegou a atuar em filmes da Atlântida Cinematográfica.

Estreou na TV Rio em 1957, com o programa Noite de Gala. Em 1959, participou do Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, programa que mais tarde veio a se chamar Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de compor e gravar várias canções.

Ingressou na Rede Globo em 1968, onde conseguiu o status de estrela num cast que contava com os artistas mais famosos do Brasil, graças à relação de mútua admiração e respeito que estabeleceu com o executivo Boni. Com a saída de Boni, o que ocorreu na década de 90, Chico foi perdendo espaço na programação, situação que se agravou em 1996, quando ele sofreu um acidente que fraturou sua mandíbula.

Em 2005, participou do Sítio do Pica-Pau Amarelo, interpretando o Doutor Saraiva, e foi personagem importante em duas novelas globais: Sinhá Moça e Caminho das Índias.

Chico Anysio é pai do ator Lug de Paula, do casamento com a atriz e comediante Nancy Wanderley; do também comediante Nizo Neto e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz e vedete Rose Rondeli; de André Lucas, que é filho adotivo; do DJ Cícero Chaves, da relação com a ex-frenética Regina Chaves; do ator/escritor Bruno Mazzeo, do casamento com a ex-modelo e atriz Alcione Mazzeo e de Rodrigo e Vitória, do casamento com ex-ministra Zélia Cardoso de Mello. Chico atualmente está casado com a empresária Malga Di Paula. Êta cearense cabra macho!

É irmão da também atriz Lupe Gigliotti, que morreu aos 84 anos de idade, e com quem ele contracenou inúmeras vezes; do cineasta Zelito Viana e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Além disso, é tio do ator Marcos Palmeira; da atriz e diretora Cininha de Paula e tio-avô da atriz Maria Maya, filha de Cininha com o ator e diretor Wolf Maya.

Chico foi internado no Hospital Samaritano, em Botafogo – RJ, no mês de agosto de 2010, para a retirada de uma parte do intestino grosso, após apresentar um quadro de hemorragia digestiva. Depois da cirurgia ele foi diagnosticado com pneumonia, mesmo motivo que o levara a ser internado em 2009. No dia 2 de dezembro de 2010 ele foi submetido a uma angioplastia para a desobstrução de algumas artérias, e durante o período pós-operatório enfrentou problemas de falta de ar, ocasião em que os médicos que o acompanhavam diagnosticaram um tamponamento cardíaco.

No dia 15 de março, depois de altos e baixos em seu estado de saúde, e quando até a sua morte chegou a ser anunciada na internet, Malga Di Paula revelou em seu Twitter que Chico Anysio já não fazia mais uso da cânula de traqueostomia, utilizada para não prejudicar as cordas vocais ao passar o tubo de ar. A boa notícia veio acompanhada das informações de que Chico já estava cantando, sorrindo, assistindo futebol e recebendo amigos, revezando entre essas atividades e sessões de fisioterapia.

No dia 21 de março do ano passado, após 3 meses de agonia, Chico Anysio recebeu alta e saiu do hospital cheio de planos para o futuro, mas voltou a ser internado. Seu estado de saúde é crítico, de acordo com boletim médico divulgado nesta quinta (22/03) pelo Hospital Samaritano.

Ontem (21/03), ele foi submetido a uma sessão de hemodiálise e vem recebendo altas doses de medicamentos para controlar a pressão arterial. O humorista está sedado e respira com a ajuda de aparelhos. Não há previsão de alta.


Tomara que tudo corra bem, e ainda possamos assistir a muitas aparições desse gênio que é Chico Anysio, na minha opinião e sem nenhum favor, o maior humorista brasileiro de todos os tempos. Duvida? Então assista esse vídeo e mooooorrra de riiiiirrrr...




E destes personagens, você se lembra?


Haroldo, o hétero

Justo Veríssimo, o fiel retrato do político brasileiro

Namit, personagem da novela Caminho para as Índias

Nazareno

Pantaleão: "É mentira, Terta?"

Popó

Tavares: "Sou! Mas quem não é?"

Urubulino

Professor Raimundo: "E o salário, ó..."

Painho, o pai de santo baiano

Salomé, a professora gaúcha de Passo Fundo

Bozó, o ícone da Globo

Albeeeeeerto Roberto, o "símbalo sesqual"

O malandro Azambuja

Bento Carneiro, o vampiro brasileiro

O craque Coalhada

Não deixe de mandar sua mensagem para este grande artista. Valeu?




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin