31 maio 2013

Justiça decide que gays não podem ser tratados como doentes

foto: reprodução

No próximo domingo (02/06), São Paulo realiza a Parada Gay, o segundo evento mais importante para a economia da cidade, que movimenta cerca de R$ 400 milhões de reais. A festa me fez lembrar que a 5ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro - RJ negou o pedido do Ministério Público Federal - MPF para que fosse anulada a resolução do Conselho Federal de Psicologia - CFP que impedia que psicólogos oferecessem tratamento para a homossexualidade. A sentença foi proferida pelo juiz federal Firly Nascimento Filho e ainda é passível de recurso.

Como não poderia deixar de ser, a decisão cria polêmica. Cláudio Nascimento, superintendente da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio, por exemplo, entende que ela consolida a posição do Conselho Federal de Psicologia, bastante coerente segundo seu entendimento.

- Vivemos em uma época de fundamentalismo que atrapalha a consolidação dos direitos de gays, lésbicas e travestis. A homossexualidade é uma expressão saudável da orientação sexual e não pode ser tratada como doença - disse Nascimento.

Por outro lado, radical como sempre, o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), critica a decisão.

- O homossexualismo é um comportamento como qualquer outro, sendo assim, pode ser mudado. Não vejo problema em um psicólogo oferecer tratamento para um homossexual que busca ajuda. A decisão deixa claro que a cultura gay tem falado mais alto - argumenta o político.

Para quem não sabe, a resolução do Conselho Federal de Psicologia tem a função de orientar as ações de todos os profissionais do país no sentido de que a “homossexualidade não é uma doença e, portanto, não pode ser tratada como tal em consultório”, explica Clara Goldman, vice-presidente da instituição.

Você também acha que o gay deve ser tratado como um doente? Deixe o seu comentário.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin